Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XPHT
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Inventário de forma compartilhada: percurso para aproximar comunidades do seu patrimônio cultural
Authors: Camila Iris Corrêa
First Advisor: Leticia Juliao
First Referee: Pablo Luiz de Oliveira Lima
Second Referee: Lana Mara de Castro Siman
Abstract: Essa pesquisa foi concebida a partir da indagação de como a escola pode contribuir para estreitar o diálogo de museus locais com suas respectivas comunidades. Tendo como base teórica e conceitual os fundamentos da Nova Museologia, principalmente no que concerne a relação dos sujeitos com o patrimônio cultural, e as premissas da educação patrimonial e museal, foi delineada uma metodologia de Inventário Compartilhado, para ser utilizada em sala de aula como recurso educativo para se explorar o patrimônio cultural urbano. São analisadas a construção histórica da ideia de museu e do conceito de patrimônio, o potencial de musealização que a cidade pode oferecer e experiências que utilizaram o Inventário em perspectiva renovada e ampliada, superando o domínio único e exclusivo dos especialistas. Esse arcabouço teórico e empírico permitiu realizar um estudo sobre o uso do Inventário Compartilhado como ferramenta pedagógica socialmente inclusiva, buscando assim um caminho para estabelecer conexões entre a comunidade escolar, o patrimônio cultural na cidade e o museu local. A construção do Inventário ocorreu na forma de um experimento em sala de aula de uma turma da EJA, o que possibilitou testar e avaliar o potencial educativo do método. Os resultados estão sistematizados em um produto Inventário Compartilhado: Um Guia de Educação Patrimonial-
Abstract: This research was conceived from the question of how the school can contribute to narrow the dialogue of local museums with their respective communities. Having as a theoretical and conceptual basis the foundations of New Museology, mainly in what concerns the relation of the subjects with the cultural patrimony, and the premises of the patrimonial and museal education, a methodology of Shared Inventory was delineated, to be used in the classroom as an educational resource for exploring urban cultural heritage. The historical construction of the idea of the museum and the concept of heritage, the potential of musealization that the city can offer and the experiences that have been used in the renewed and expanded perspective Inventory surpassing the unique and exclusive domain of the specialists are analyzed. This theoretical and empirical framework allowed to carry out a study on the use of Shared Inventory as a socially inclusive pedagogical tool, thus seeking a way to establish connections between the school community, the cultural heritage in the city and the local museum. The construction of the Inventory took the form of a classroom experiment of an EJA class, which made it possible to test and evaluate the educational potential of the method. The results are systematized in a product - Shared Inventory: A Heritage Education Guide-
Subject: Patrimônio cultural Inventários
Museus Aspectos educacionais
Museus e escolas
Educação
Museus Inventários Aspectos educacionais
Patrimônio cultural Aspectos educacionais
Patrimônio cultural Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XPHT
Issue Date: 26-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_camila_com_infer_ncias_aceitas_26_de_jan.pdf3.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.