Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YFBT
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A energia fotovoltaica num contexto CTSA: uma sequência de ensino sobre as transformações de energia solar em energia elétrica
Autor(es): Carlos Eduardo Lima
Primeiro Orientador: Orlando Gomes de Aguiar Junior
Primeiro membro da banca : Luis Gustavo D Carlos Barbosa
Segundo membro da banca: Juarez Melgaco Valadares
Resumo: Esta dissertação é parte do requisito obrigatório para a obtenção do título de Mestre em Educação e Docência, na linha de pesquisa em Ensino de Ciências, pelo Mestrado Profissional Educação e Docência da FaE/UFMG. Nela são apresentados os resultados relativos à pesquisa desenvolvida que se intitula A Energia Fotovoltaica num contexto CTSA: uma Sequência de Ensino sobre as Transformações de Energia Solar em Energia Elétrica. Na pesquisa foi elaborada e aplicada uma sequência de ensino (SE), em Física, cujo título foi As Transformações da Energia Solar em Energia Elétrica, para estudantes do 3° ano do ensino médio de uma escola pública estadual, na cidade de Belo Horizonte. A SE possui uma estrutura de ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), pautada em atividades, com algumas características investigativas, contando com o uso de recursos mediacionais diversos como vídeos, textos, fluxogramas, mapas, simuladores, entre outros, além de um artefato tecnológico: uma miniusina solar fotovoltaica. Após a aplicação da SE, buscamos analisar as entrevistas feitas com alguns dos seus sujeitos (estudantes, professor e bolsistas PIBID/Física) e as respostas escritas dos estudantes, na resolução das atividades da SE. Em nossa análise buscamos evidenciar possíveis limites e potencialidades da sequência para o aprendizado de conceitos físicos, pelos estudantes, e sua possível contribuição na formação de cidadãos mais críticos e reflexivos (atuantes na sociedade e meio ambiente), acerca do tema energia solar fotovoltaica. Em nossa análise usamos a Teoria da Ação Mediada (TAM), de James V. Wertsch, e os Núcleos de Significação dos Discursos, de Aguiar e Ozella. Com base em nossa análise, reelaboramos a SE que ficará disponível, juntamente com algumas orientações pedagógicas, para professores de Física e Ciências da educação básica.
Abstract: This dissertation is part of the compulsory requirement to obtain the Master's Degree in Education and Teaching, in the line of research in Science Teaching, by the Professional Master's Education and Teaching of FaE / UFMG. It presents the results of the research developed entitled "Photovoltaic Energy in a CTSA context: a Teaching Sequence on Solar Energy Transformations in Electrical Energy". In the research was developed and applied a sequence of teaching (SE), in Physics, whose title was "Transformations of Solar Energy in Electric Energy", for students of the 3rd year of high school in a state public school in the city of Belo Horizon. The SE has a teaching structure focused on Science, Technology, Society and Environment (CTSA), based on activities, with some investigative characteristics, counting on the use of diverse mediational resources such as videos, texts, flowcharts, maps, simulators, among others, besides a technological artifact: a mini solar photovoltaic. After the application of the SE, we sought to analyze the interviews made with some of its subjects (students, teacher and scholars PIBID / Physics) and the written answers of the students, in the resolution of the activities of the SE. In our analysis, we sought to highlight possible limits and potentialities of the sequence for students' physical concepts learning and their possible contribution in the formation of more critical and reflexive citizens (active in society and the environment) on the subject of photovoltaic solar energy. In our analysis we use James V. Wertsch's Theory of Mediated Action (TAM) and Aguiar and Ozella's Discourse Meaning Nuclei. Based on our analysis, we reworked the SE that will be available, along with some pedagogical guidelines, for physics and science teachers in basic education.
Assunto: Energia eletrica
Energia solar
Ciência Métodos experimentais
Educação
Geração de energia fotovoltaica
Fisica Estudo e ensino
Energia Fontes alternativas
Ciências Estudo e ensino (Ensino médio)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YFBT
Data do documento: 28-Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_carlos_eduardo_lima.pdf3.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.