Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YGXV
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O zoológico como um espaço de ciência para a sensibilização de estudantes sobre a temática biodiversidade brasileira
Autor(es): Renata Vieira Saraiva
primer Tutor: Adlane Vilas-Boas Ferreira
primer miembro del tribunal : Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Segundo miembro del tribunal: Cristina de Oliveira Maia
Resumen: Espaços não-formais de ensino como museus, aquários, jardins botânicos e zoológicos podem ser vistos como instrumentos de conservação, educação e pesquisa, e podem, assim também, ampliar os conceitos de educação além do espaço escolar. O uso desses espaços pode gerar oportunidades de aplicação dos conteúdos escolares, de experiência cultural e de desenvolvimento de uma cultura científica. Sendo o Brasil um país que contém um dos maiores índices de biodiversidade do mundo, pensou-se nessa temática para o desenvolvimento de um produto educacional em um desses ambientes extraescolares. Pensou-se ser imprescindível a discussão sobre a importância dos museus de ciências e os zoológicos como espaços educativos que possam trazer maior conscientização sobre conservação. Dentro desse contexto referencial, o presente projeto teve como objetivo valorizar o zoológico como espaço museal de ciências por meio de uma atividade lúdica que deverá contribuir para um maior conhecimento acerca da biodiversidade brasileira, especificamente a fauna nacional. Um jogo foi desenvolvido no estilo caça ao tesouro, intitulado Mapa do TeZOOuro para ser utilizado no espaço da Zoobotânica de Belo Horizonte, em uma atividade de campo realizada pelo professor para estudantes do ensino fundamental dos anos finais. Foi também analisado o envolvimento dos estudantes com a atividade e a interação destes com o zoológico. A atividade estimulou os estudantes a explorar as informações presentes no zoológico em placas, faixas e mapas, favorecendo assim a relação dos estudantes com o espaço físico do zoológico e serviu também para uma maior aproximação destes com o tema proposto. Espera-se que esse projeto contribua com a prática do professor e o estimule a fazer uso da ferramenta desenvolvida, além de contribuir com o diálogo entre as instituições não formais de educação e o professor.
Abstract: Non-formal teaching spaces such as museums, aquariums, botanical gardens and zoos can be seen as instruments of conservation, education and research, and can also expand education concepts beyond the school space. The use of these spaces can generate opportunities for the application of school content, cultural experiences and the development of a scientific culture. Since Brazil has one of the world's largest biodiversity indices, this theme was thought for the development of an educational product in one of these out-of-school environments. It was necessary to discuss the importance of science museums and zoos as educational spaces that could bring greater awareness about conservation. Within this referential context, the present project had as objective to value the zoo as a science center through a ludic activity that should contribute to a better knowledge about the Brazilian biodiversity, specifically the national fauna. A game was developed as a treasure hunt style (named Mapa do TeZOOuro) to be used at the Zoobotânica of Belo Horizonte, in a field activity taught by the professor for elementary school students. The students' involvement with the activity was also analyzed as well as their interaction with the zoo. The activity stimulated the students to explore the information present in the zoo through plates, tracks and maps, thus favoring the relationship of the students with the physical space of the zoo and also served for a closer approximation of them with the proposed theme. We hope that this project will contribute to the teacher's practice and stimulate the use of the tool developed, as well as to favor the dialogue between non-formal education institutions and the teacher.
Asunto: Biologia Estudo e ensino
Educação
Biodiversidade
Ensino Meios auxiliares
Ciência Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YGXV
Fecha del documento: 21-dic-2017
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_renata_v_saraiva.pdf4.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.