Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YGXV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adlane Vilas-Boas Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1Fábio Augusto Rodrigues e Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Cristina de Oliveira Maiapt_BR
dc.creatorRenata Vieira Saraivapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T05:43:27Z-
dc.date.available2019-08-10T05:43:27Z-
dc.date.issued2017-12-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YGXV-
dc.description.abstractNon-formal teaching spaces such as museums, aquariums, botanical gardens and zoos can be seen as instruments of conservation, education and research, and can also expand education concepts beyond the school space. The use of these spaces can generate opportunities for the application of school content, cultural experiences and the development of a scientific culture. Since Brazil has one of the world's largest biodiversity indices, this theme was thought for the development of an educational product in one of these out-of-school environments. It was necessary to discuss the importance of science museums and zoos as educational spaces that could bring greater awareness about conservation. Within this referential context, the present project had as objective to value the zoo as a science center through a ludic activity that should contribute to a better knowledge about the Brazilian biodiversity, specifically the national fauna. A game was developed as a treasure hunt style (named Mapa do TeZOOuro) to be used at the Zoobotânica of Belo Horizonte, in a field activity taught by the professor for elementary school students. The students' involvement with the activity was also analyzed as well as their interaction with the zoo. The activity stimulated the students to explore the information present in the zoo through plates, tracks and maps, thus favoring the relationship of the students with the physical space of the zoo and also served for a closer approximation of them with the proposed theme. We hope that this project will contribute to the teacher's practice and stimulate the use of the tool developed, as well as to favor the dialogue between non-formal education institutions and the teacher.pt_BR
dc.description.resumoEspaços não-formais de ensino como museus, aquários, jardins botânicos e zoológicos podem ser vistos como instrumentos de conservação, educação e pesquisa, e podem, assim também, ampliar os conceitos de educação além do espaço escolar. O uso desses espaços pode gerar oportunidades de aplicação dos conteúdos escolares, de experiência cultural e de desenvolvimento de uma cultura científica. Sendo o Brasil um país que contém um dos maiores índices de biodiversidade do mundo, pensou-se nessa temática para o desenvolvimento de um produto educacional em um desses ambientes extraescolares. Pensou-se ser imprescindível a discussão sobre a importância dos museus de ciências e os zoológicos como espaços educativos que possam trazer maior conscientização sobre conservação. Dentro desse contexto referencial, o presente projeto teve como objetivo valorizar o zoológico como espaço museal de ciências por meio de uma atividade lúdica que deverá contribuir para um maior conhecimento acerca da biodiversidade brasileira, especificamente a fauna nacional. Um jogo foi desenvolvido no estilo caça ao tesouro, intitulado Mapa do TeZOOuro para ser utilizado no espaço da Zoobotânica de Belo Horizonte, em uma atividade de campo realizada pelo professor para estudantes do ensino fundamental dos anos finais. Foi também analisado o envolvimento dos estudantes com a atividade e a interação destes com o zoológico. A atividade estimulou os estudantes a explorar as informações presentes no zoológico em placas, faixas e mapas, favorecendo assim a relação dos estudantes com o espaço físico do zoológico e serviu também para uma maior aproximação destes com o tema proposto. Espera-se que esse projeto contribua com a prática do professor e o estimule a fazer uso da ferramenta desenvolvida, além de contribuir com o diálogo entre as instituições não formais de educação e o professor.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectZoobotânicapt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectJogo Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subject.otherBiologia Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherBiodiversidadept_BR
dc.subject.otherEnsino Meios auxiliarespt_BR
dc.subject.otherCiência Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO zoológico como um espaço de ciência para a sensibilização de estudantes sobre a temática biodiversidade brasileirapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_renata_v_saraiva.pdf4.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.