Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YHJH
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Uso seguro e adequado de produtos de limpeza: condições de produção e acompanhamento do desenvolvimento de uma sequência didática em sala de aula da EJA
Authors: Leonardo Medeiros de Souza
First Advisor: Andrea Horta Machado
Abstract: O presente trabalho originou-se a partir de uma inquietação frente às diversas dificuldades vividas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) relativos ao ensino de química. Foi elaborada uma sequência didática (SD) sobre o tema produtos de limpeza, que busca enfrentar essas dificuldades, bem como servir de auxílio para o exercício da prática docente de química nesta modalidade. O referencial teórico-metodológico escolhido para a elaboração, acompanhamento e avaliação do uso da SD busca dialogar com teóricos dos estudos da linguagem e da pesquisa em Educação em Ciências, possui inspirações na mediação da leitura de textos didáticos, ensino por investigação e abordagem CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade). As produções escritas pelos educandos ao longo do processo foram organizadas sob a ótica da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise dos dados produzidos indicam resultados positivos quanto ao uso da SD em sala de aula. Foram encontradas evidências de que houve circulação e apropriação de conceitos propostos na SD por parte dos educandos. A análise dos dados indica também que a promoção de um ambiente de sala de aula mais participativo pelos educandos, a inserção de atividades experimentais, trabalhos em grupo, associado a uma postura de mediação do professor, podem ser fatores relevantes para aprendizagem processo de elaboração conceitual.
Abstract: The present work originated from a concern about the various difficulties experienced in the Education of Young People and Adults (EJA) related to the teaching of chemistry. A didactic sequence (SD) was elaborated on the subject of cleaning products, which seeks to confront these difficulties, as well as serve as an aid to the practice of teaching chemistry practice in this modality. The theoretical-methodological framework chosen for the elaboration, followup and evaluation of SD use seeks to dialogue with theorists of language studies and research in Science Education, with inspirations in the mediation of didactic reading, research teaching and CTS approach ( Science Technology and Society). The productions written by the students throughout the process were organized from the perspective of Discursive Textual Analysis (ATD). The analysis of the data produced indicates positive results regarding the use of SD in the classroom. Evidence was found that there was movement and appropriation of concepts proposed in SD by students. The data analysis also indicates that the promotion of a more participatory classroom environment by the students, the insertion of experimental activities, group work, associated to a teacher's mediation posture, can be relevant factors for learning process of elaboration conceptual.
Subject: Ciências Métodos de ensino
Educação
Quimica Estudo e ensino
Ciências Ensino fundamental
Produtos de limpeza
Ensino Meios auxiliares
Educação de adultos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YHJH
Issue Date: 27-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___v5.docx.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.