Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJ37
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Authors: Ana Flávia Santos da Conceição
First Advisor: Maria Amalia de Almeida Cunha
First Referee: Celia Maria Fernandes Nunes
Second Referee: Licinia Maria Correa
Abstract: O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio apresenta-se como um programa pioneiro na reestruturação do Ensino Médio e da formação continuada de professores, constituindo uma proposta de intervenção na escola, devidamente fundamentada e organizada para atender tanto os professores, quanto os alunos deste nível de ensino da escola pública, priorizando a formação humana e integral. A análise do impacto do PNEM como programa de formação continuada de professores suscitou algumas questões que deram origem a este estudo como: as reflexões do PNEM ainda estão presentes na memória dos cursistas? Houve mudanças na forma de pensar/agir em torno de suas práticas pedagógicas? As discussões do PNEM promovidas pela formação ainda se fazem presentes no mesmo locus de formação continuada? Essas são algumas das questões norteadoras deste trabalho. Para respondê-las, optou-se pela metodologia do Estudo de Caso, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada inicialmente por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa documental do PNEM nos arquivos da escola pesquisada. Posteriormente, foi aplicado questionário como pesquisa exploratória para delimitação dos participantes. Foram, ainda, realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicação dos Ateliês da Memória, com o intuito de reconstruir as memórias da formação no PNEM. Como resultado da investigação foi possível identificar que o PNEM se constituiu em um espaço de formação ainda guardado nas memórias dos participantes e em suas práticas pedagógicas cotidianas. Esse resgate das memórias da formação no PNEM tornou-se diagnóstico para subsidiar as mudanças necessárias para as construções de modelos de formação e qualificação profissional, atendendo às necessidades da escola atual. Ao final, apresenta-se o produto técnico por meio de um pequeno manual denominado Ateliê de Memórias do PNEM, contendo todas as vozes dos participantes desta pesquisa.
Abstract: The National Pact for the Strengthening of Secondary Education (Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, PNEM) presents itself as a pioneer program in the restructuring of Secondary Education and teachers continuing education, encompassing a school intervention proposal, properly founded and organized to meet the teachers and students needs of this public school education level, prioritizing human and integral education. The analysis of PNEMs impact as a continuing teacher training program evoked some questions that gave rise to this research such as: Are PNEMs reflections still present in the attendees memory? Were there any changes in their way of thinking/behaving regarding their teaching practices? Are the discussions about PNEM during the training still present in this school of continuing education? These are some of the questions that have guided this research. In order to answer them, the chosen methodology was the qualitative nature Case Study. The data collection was initially performed by a biographical survey as well as PNEM document survey within the archives of the researched school. Subsequently a questionnaire was applied as an exploratory survey to specify the participants. Some semi structured interviews were also conducted, as well as some Memory Workshops, aiming to rebuild training memories from PNEM. As a survey result, it was possible to identify that PNEM consisted of a training environment still in the participants memories as well as present in their daily teaching practices. Such rescue of PNEM training memories has become a diagnostic to subsidize the necessary changes to build training models as well as professional qualification, meeting the needs of the current school. The final technical product is a small guide called Ateliê de Memórias do PNEM (PNEMs Memory Workshop), comprising all the research participants voices.
Subject: Escolas publicas
Educação
Professores Formação profissional
Memória coletiva
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Brasil)
Prática de ensino
Ensino médio
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJ37
Issue Date: 21-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdf3.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.