Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJAE
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O cinema nacional do gênero histórico e seu uso como suporte pedagógico no ensino de História do Brasil
Autor(es): Wenderson dos Santos Couto
Primeiro Orientador: Pablo Luiz de Oliveira Lima
Primeiro membro da banca : Heli Sabino de Oliveira
Segundo membro da banca: Nayara Silva de Carie
Resumo: A História é um dos temas mais visitados pelo cinema nacional, que tem se tornado um mecanismo divulgador da História Pública, porém nem sempre os conhecimentos históricos apresentados nas obras cinematográficas são fidedignos aos conhecimentos produzidos na academia e disseminados nos centros educacionais. Ocorre constantemente que o espectador, por não possuir conhecimentos básicos da linguagem cinematográfica, se torna um espectador ingênuo portando-se passivamente diante da obra. A presente pesquisa tem por objetivo discutir o uso do cinema nacional do gênero histórico como suporte pedagógico no ensino de história do Brasil, analisando-o como texto fílmico e, portanto, um gênero de discurso na concepção de Mikhail Bakhtin. A fim de tornar o espectador ingênuo em crítico, pretende-se ao final desse estudo discutir meios para o desenvolvimento de um letramento cinematográfico em sala de aula que se sustentará, principalmente, nas contribuições de Miriam Hermeto; e Roxane Rojo e Eduardo Moura acerca dos multiletramentos. Esse trabalho desenvolver-se-á através, principalmente, de uma discussão bibliográfica.
Abstract: History is one of the most subject visited by the Brazilian national cinema, which has become a promoter mechanism Public History. The historical knowledge presented in cinematographic works, for another hand, is not always reliable to the knowledge produced in the academy and spread in the educational centers. The watcher, who hasn't a basic knowledge of film language, becomes a naive spectator staying passively inf front of the movie. This research aims to discuss the use of the national cinema of the historical genre as pedagogical support in the teaching of history in Brazil, analyzing it as a film text and therefore a discourse of gender in the design of Mikhail Bakhtin. In order to make this naive spectator and critical viewer, are, in the end of this study, an effort to find ways to develop a cinematic literacy in the classroom, that will be sustained mainly on the contributions of Miriam Hermeto; and Roxane Rojo and Eduardo Moura about multiliteracies. This work will be developed, mainly, through a bibliographical discussion.
Assunto: Ensino audiovisual
História Métodos de ensino
Educação
Cinema na educação
Ensino visual
Ensino Meios auxiliares
Historia Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJAE
Data do documento: 22-Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
wendersonsantoscouto.pdf3.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.