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dc.contributor.advisor1Pablo Luiz de Oliveira Limapt_BR
dc.contributor.referee1Heli Sabino de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Nayara Silva de Cariept_BR
dc.creatorWenderson dos Santos Coutopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T05:25:41Z-
dc.date.available2019-08-13T05:25:41Z-
dc.date.issued2017-02-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJAE-
dc.description.abstractHistory is one of the most subject visited by the Brazilian national cinema, which has become a promoter mechanism Public History. The historical knowledge presented in cinematographic works, for another hand, is not always reliable to the knowledge produced in the academy and spread in the educational centers. The watcher, who hasn't a basic knowledge of film language, becomes a naive spectator staying passively inf front of the movie. This research aims to discuss the use of the national cinema of the historical genre as pedagogical support in the teaching of history in Brazil, analyzing it as a film text and therefore a discourse of gender in the design of Mikhail Bakhtin. In order to make this naive spectator and critical viewer, are, in the end of this study, an effort to find ways to develop a cinematic literacy in the classroom, that will be sustained mainly on the contributions of Miriam Hermeto; and Roxane Rojo and Eduardo Moura about multiliteracies. This work will be developed, mainly, through a bibliographical discussion.pt_BR
dc.description.resumoA História é um dos temas mais visitados pelo cinema nacional, que tem se tornado um mecanismo divulgador da História Pública, porém nem sempre os conhecimentos históricos apresentados nas obras cinematográficas são fidedignos aos conhecimentos produzidos na academia e disseminados nos centros educacionais. Ocorre constantemente que o espectador, por não possuir conhecimentos básicos da linguagem cinematográfica, se torna um espectador ingênuo portando-se passivamente diante da obra. A presente pesquisa tem por objetivo discutir o uso do cinema nacional do gênero histórico como suporte pedagógico no ensino de história do Brasil, analisando-o como texto fílmico e, portanto, um gênero de discurso na concepção de Mikhail Bakhtin. A fim de tornar o espectador ingênuo em crítico, pretende-se ao final desse estudo discutir meios para o desenvolvimento de um letramento cinematográfico em sala de aula que se sustentará, principalmente, nas contribuições de Miriam Hermeto; e Roxane Rojo e Eduardo Moura acerca dos multiletramentos. Esse trabalho desenvolver-se-á através, principalmente, de uma discussão bibliográfica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema Nacional do Gênero Históricopt_BR
dc.subjectLetramento Cinematográficopt_BR
dc.subjectEnsino de História do Brasilpt_BR
dc.subject.otherEnsino audiovisualpt_BR
dc.subject.otherHistória Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCinema na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino visualpt_BR
dc.subject.otherEnsino Meios auxiliarespt_BR
dc.subject.otherHistoria Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO cinema nacional do gênero histórico e seu uso como suporte pedagógico no ensino de História do Brasilpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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