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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O uso do Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática no ensino de Ciências
Autor(es): Ingrid Miranda de Abreu Coelho
primer Tutor: Fabio Augusto Rodrigues e Silva
primer miembro del tribunal : Marina de Lima Tavares
Segundo miembro del tribunal: Fernanda de Jesus Costa
Resumen: Os jogos didáticos são uma ferramenta viável para o ensino de ciências, que permite o desenvolvimento das habilidades de trabalhar em grupo, aprender com o erro, criatividade entre outras. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi o desenvolvimento, aplicação e análise de um jogo didático no formato de um Role Playing Game (RPG) que aborda a temática biomas brasileiros para o ensino de ciências no ensino fundamental. O RPG é caracterizado pela representação de papéis e pode proporcionar que os alunos visitem, de modo imaginário, os biomas e assim passem a conhecer e valorizar esses ambientes. O jogo foi aplicado com uma turma do 6° ano do ensino fundamental e para a coleta de dados foi utilizado o caderno de campo, gravação de áudio e entrevista com a professora e os alunos. Os dados foram analisados a partir da abordagem microgenética e apresentados como um relato da aplicação do jogo enfocando as dificuldades que os estudantes manifestaram ao jogar; a interação dos alunos com o material enquanto um amplificador cultural; os eventos que permitem afirmar que o jogo favorece o engajamento disciplinar produtivo. Os resultados apontam que este jogo é um eficaz mediador entre o conhecimento e os alunos, favorecendo a aprendizagem, desenvolvendo habilidades intrínsecas ao ato de jogar e proporcionando o engajamento disciplinar produtivo.
Abstract: Educational games are a viable tool for teaching science that allows the development of teamwork skills, learning with mistakes, creativity among others. Therefore, the objective of this research was to develop, apply and analyze a educational game in the format of a Role Playing Game (RPG) to teach science approaching brazilian biome for elementary school. RPG is characterized by role playing and allow the students to visit, in their imagination, the biome and get to know and treasure those environments. The game was applied with a 6th grade class in elementary school and to collect data were utilized field notebooks, audio recording and interviews with teacher and students. The data was analised using a microgenetic approach and presented as a game application report, with emphasis on: the difficulties that the students showed while playing the game; the interaction between students and the material as a cultural amplifier; the events that allow to confirm that the game enables the productive disciplinary engagement. The results show that the game is an efficient mediator between knowledge and the students, favouring learning, developing skills intrinsic to the act of playing and allowing productive disciplinary engagement.
Asunto: Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino
Jogos educativos
Educação
Ciencias (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YLWV
Fecha del documento: 17-nov-2017
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