Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B32M5Y
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Sorrindo vida sem rumo: Relacionamentos amorosos e risco social sob a ótica do cinema de Woody Allen no filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
Authors: Guilherme Antonio Carneiro de Sant Ana
First Advisor: Carlos Alberto de Carvalho
First Referee: Francisco Coelho dos Santos
Second Referee: Simone Maria Rocha
Third Referee: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro
Abstract: O objetivo da presente dissertação consiste em compreender o modo segundo o qual os relacionamentos amorosos recebem materialidade narrativa no interior de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, 1977), filme escrito e dirigido pelo cineasta norte-americano Woody Allen. Esta investigação está ancorada no pressuposto de que a produção cinematográfica é, antes de tudo, uma expressão cultural, tomando por cultura um sistema heterogêneo de significados partilhados que organiza as relações travadas no terreno social ao fornecer pontos de apoio para que os indivíduos possam dar sentido às suas trajetórias de vida. Deste modo, a análise empreendida, cuja inspiração metodológica reside na noção ricoeuriana da tríplice mímesis, está preocupada em problematizar a cosmovisão comunicada pela obra de Allen em questão no que tange aos valores e práticas que remetem à vivência afetiva na contemporaneidade, em uma circunstância marcada pela noção de risco social. Para tanto, a fim de fornecer substrato crítico à discussão realizada, preliminarmente serão tecidas considerações acerca da especificidade do fazer cinematográfico de Woody Allen, bem como a caracterização da noção de risco social e do significado do processo de individualização, além da realização de um pequeno balanço sobre as problemáticas que atravessam e constituem a experiência amorosa na contemporaneidade
Abstract: The objective of the present dissertation consists on comprehending how the loving relationships receive materiality narrative within Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, 1977), written and directed by American filmmaker Woody Allen. This investigation is anchored on the assumption that the film production is, first of all, a cultural expression, by taking as culture a heterogeneous system of shared meanings that organize the relations taken in the social field by providing support points so that individuals can give meaning to their life trajectories. Thus, the undertaken analysis, in which the methodological inspiration lies in the ricoeurian notion of the triple mimesis, is worried about problematizing the worldview communicated by Allens work concerning the values and practices that refers to the affective experience in the contemporaneity, in a circumstance marked by the notion of social risk. Thereby, to provide critical substrate to the discussion held, preliminarily some considerations are going to be made about the specificity of Allens filmmaking, as well as the characterization of the concept of social risk and the significance of the process of individualization, apart from performing a brief balance on the issues that cross and form the love experience in contemporary society
Subject: Allen, Woody ,1935-
Comunicação
Annie Hall  (Filme)
Cinema
Identidade
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B32M5Y
Issue Date: 4-Jul-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___ufmg___sorrindo_vida_sem_rumo.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.