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dc.contributor.advisor1Juan Carlos Horta Gutierrezpt_BR
dc.contributor.referee1Danilo Amaralpt_BR
dc.contributor.referee2Pedro Bastos Costapt_BR
dc.creatorJean Cory de Souza Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T08:36:53Z-
dc.date.available2019-08-12T08:36:53Z-
dc.date.issued2018-07-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B44NWP-
dc.description.abstractThe present work is a study on the influence of the brake booster and master cylinder assembly on the braking sensation of a commercial vehicle with a gross vehicle weight of 3.5 tons. The braking sensation can be understood as the feeling experienced by the driver from the moment the force is applied to the brake pedal to the total stop of the vehicle or to slow down the speed to a desired level, and encompasses both the comfort and the feeling of safety transmitted to the user. Another term commonly used in this case is the brake pedal feel, which refers more specifically to the relationship between the parameters of the brake pedal, such as pedal force and pedal travel, with the deceleration generated during braking. This study compares the performance of three different brake booster with master cylinder assemblies and was based on an objective evaluation supplemented with a subjective evaluation. The objective evaluation is composed by a mathematical modeling to simulate the braking of the vehicle, model built in a calculation spreadsheet computational program, and by experimental tests. The subjective evaluation was performed with the participation of employees of the vehicle manufacturer, who expressed their opinion about the braking performance of the brake boosters by assigning a rating on a scale of 1 to 10. The comparison of the data obtained in the simulation, in the experimental tests and in the subjective evaluation compose the complete analysis of the brake pedal feel. The results showed that the brake booster and master cylinder parameters can significantly affect the brake pedal feel and that its effects are perceptible to almost all those who drove the vehicles. Among the brake boosters tested, the one that presented shorter pedal travel was pointed as having the best brake pedal feel by 81% of the participants. This study even gives subsidy to new projects, mainly with the use of the simulation model, aiming at shortening time and cost with experimental testspt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um estudo sobre a influência do conjunto servofreio e cilindro mestre na sensação de frenagem de um veículo comercial com peso bruto total de 3,5 toneladas. A sensação de frenagem pode ser entendida como a sensação experimentada pelo condutor desde o momento da aplicação da força no pedal de freio até a parada total do veículo ou até diminuir a velocidade a um nível desejado, e engloba tanto o conforto como a sensação segurança transmitida ao usuário. Outro termo comumente utilizado nesse caso é a sensação de pedal de freio, que se refere mais especificamente à relação entre os parâmetros do pedal de freio, como esforço de pedal e curso de pedal, com a desaceleração gerada durante a frenagem. Este estudo compara o desempenho de três distintos conjuntos de servofreio com cilindro mestre e foi baseado em uma avaliação objetiva complementada com uma avaliação subjetiva. A avaliação objetiva é composta por um modelamento matemático para simulação da frenagem do veículo, modelo este construído em um programa computacional em planilha de cálculo, e por testes experimentais. A avaliação subjetiva foi realizada com a participação de funcionários da montadora do veículo testado, os quais opinaram sobre o desempenho na frenagem dos servofreios atribuindo uma nota numa escala de 1 a 10. A comparação dos dados obtidos na simulação, nos testes experimentais e na avaliação subjetiva compõe a análise completa da sensação de pedal de freio. Os resultados mostraram que os parâmetros do servofreio podem afetar significativamente a sensação de pedal de freio e que seus efeitos são perceptíveis para a quase totalidade dos que conduziram os veículos. Dos servofreio testados, aquele que apresentou menor curso de pedal foi apontado com tendo a melhor sensação de pedal de freio por 81% dos participantes. O estudo dá ainda subsídio para novos projetos, principalmente pela utilização do modelo de simulação, visando encurtar prazos e custos com testes experimentaispt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDinâmica da frenagempt_BR
dc.subjectSensação de frenagempt_BR
dc.subjectServofreiopt_BR
dc.subjectSistema de freiospt_BR
dc.subjectSensação de pedal de freiopt_BR
dc.subject.otherVeículos comerciaispt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.otherAutomóveis Freiospt_BR
dc.titleEstudo da influência do servofreio na sensação de pedal de freio para um veículo comercial de 3,5 toneladaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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