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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4BPCS
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Representações sociais de egressos da Licenciatura em Educação do Campo da FAE/UFMG sobre o campo |
Autor(es): | Ellen Vieira Santos |
Primeiro Orientador: | Maria Isabel Antunes Rocha |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as Representações Sociais de Egressos da Licenciatura em Educação do Campo LeCampo/FaE/UFMG sobre o campo, cuja trajetória perpassa pelo contexto em que vivem, sobretudo no que diz respeito às formas e as condições de acesso à educação no contexto campesino. Considera-se que as representações sociais de campo extrapolam o conceito geográfico, tendo em vista que, o território da educação do campo tem-se constituído também pelo viés de território imaterial (simbólico, político e ideológico). Neste sentido, podemos afirmar que o território da Educação do Campo está em construção e disputa. Segundo Caldart (2008) os princípios que amparam a Educação do Campo são: protagonismo dos sujeitos do campo, escola de direito e projeto de campo e de sociedade. Neste contexto, os cursos de formação de professores do campo localizam-se na luta pela Educação do campo e são frutos da organização, da articulação e das demandas dos movimentos do campo frente ao desafio da escassez de professores com formação específica para atuarem nas escolas no campo. A análise dos dados foi categorizada e organizada a fim de compreender o movimento de reelaboração das representações sociais dos egressos sobre o campo, nas suas formas de pensar, sentir e agir e como eles estão se apropriando do conceito de campo como princípio da Educação do Campo |
Abstract: | This research has as goal analyses the Social Representations of the former Graduates in Field Education LeCampo/FaE/UFMG about field, whose trajectory pass through the context in which they live, specially witch regards to forms and conditions of access to education in field context. It is considered that the social representations of field extrapolate the geographical concept, considering that the territory of Field Education has also been constituted by the domains of immaterial territory (symbolic, political and ideological). In this sense, we can say that the territory of Field Education is in construction and contest. According to Caldart (2008), the principles that support the Field Education are: protagonism of peasent, school of right and project of field and society. In this context, the formation courses of field teachers are located in the struggle for Field Education and are the fruits of organization, articulation and demands of social movements of the field, in face of the challenge of the teachers with specific formation to act in field schools. The analysis of the data was categorized and organized in order to understand the movement of reelaboration of the social representations of the former graduates on the field, in their ways of thinking, feeling and acting and how they are appropriating the concept of field as the principle of Field Education |
Assunto: | Professores de educação rural Formação Educação Educação rural Aspectos sociais Representações sociais Educação rural Licenciatura Estudantes |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4BPCS |
Data do documento: | 26-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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