Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4BPPC
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Educar para o nunca mais: sequência didática, memória e esquecimento sobre a ditadura militar nos livros didáticos de história (2011-2017)
Autor(es): Jessica Machado de Souza
Primeiro Orientador: Maria Amalia de Almeida Cunha
Resumo: O núcleo central dessa dissertação consiste na análise da percepção dos direitos humanos presente nos livros didáticos atuais, tendo como cenário o período da ditadura militar no Brasil e as violações de direitos humanos cometidas. Deste modo, problematizando a relação entre a educação básica e os direitos humanos, bem como as concepções presentes nos livros didáticos de história, o objetivo mais amplo, porém fundamental neste trabalho é compreender a percepção dos sujeitos acerca das lutas de memória. Considerando que o período em questão foi e, ainda é alvo de disputas de memória, faz-se importante analisar o papel refletido pelos livros didáticos frente a estas disputas, sobretudo em função do ressurgimento de forças conservadoras travestidas em novas demandas da sociedade. Considerando a continuidade destes embates, bem como a necessidade de Educar para o nunca mais elaborou-se uma sequência didática que possibilite a apropriação do conhecimento produzido pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) permitindo o reconhecimento de valores democráticos necessários ao pleno exercício da cidadania
Abstract: The core of this dissertation consists in the analysis of the perception of human rights show up in current textbooks, based on the period of the military dictatorship in Brazil and the practices of torture committed. In this way, the main objective, however in this work is to understand the subjects' perception of memory struggles, by problematizing the relation between basic education and human rights, as well as the conceptions present in the history´s textbooks. Considering that the period in question was and continue in the subject of disputes memories, it is important to analyze the role reflected in textbooks in the face of these disputes, especially due to the resurgence of conservative forces transposed into new demands of society. Considering the continuity of these clashes, as well as the need to 'Educate for never again', a didactic sequence was elaborated that allows the appropriation of the knowledge produced by the National Commission of Truth (CNV), allowing the recognition of the democratic values necessary for the full exercise of citizenship
Assunto: Livros didáticos
Direitos humanos
Direitos fundamentais
Livros didáticos Avaliação
Educação
Livros didáticos Influências tendenciosas
Governo militar Educação História
Perseguição política
Historia Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4BPPC
Data do documento: 22-Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_jessica_machado_martins_final.pdf960.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.