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dc.contributor.advisor1Maria Amalia de Almeida Cunhapt_BR
dc.creatorJessica Machado de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T16:20:37Z-
dc.date.available2019-08-11T16:20:37Z-
dc.date.issued2018-02-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4BPPC-
dc.description.abstractThe core of this dissertation consists in the analysis of the perception of human rights show up in current textbooks, based on the period of the military dictatorship in Brazil and the practices of torture committed. In this way, the main objective, however in this work is to understand the subjects' perception of memory struggles, by problematizing the relation between basic education and human rights, as well as the conceptions present in the history´s textbooks. Considering that the period in question was and continue in the subject of disputes memories, it is important to analyze the role reflected in textbooks in the face of these disputes, especially due to the resurgence of conservative forces transposed into new demands of society. Considering the continuity of these clashes, as well as the need to 'Educate for never again', a didactic sequence was elaborated that allows the appropriation of the knowledge produced by the National Commission of Truth (CNV), allowing the recognition of the democratic values necessary for the full exercise of citizenshippt_BR
dc.description.resumoO núcleo central dessa dissertação consiste na análise da percepção dos direitos humanos presente nos livros didáticos atuais, tendo como cenário o período da ditadura militar no Brasil e as violações de direitos humanos cometidas. Deste modo, problematizando a relação entre a educação básica e os direitos humanos, bem como as concepções presentes nos livros didáticos de história, o objetivo mais amplo, porém fundamental neste trabalho é compreender a percepção dos sujeitos acerca das lutas de memória. Considerando que o período em questão foi e, ainda é alvo de disputas de memória, faz-se importante analisar o papel refletido pelos livros didáticos frente a estas disputas, sobretudo em função do ressurgimento de forças conservadoras travestidas em novas demandas da sociedade. Considerando a continuidade destes embates, bem como a necessidade de Educar para o nunca mais elaborou-se uma sequência didática que possibilite a apropriação do conhecimento produzido pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) permitindo o reconhecimento de valores democráticos necessários ao pleno exercício da cidadaniapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectDitadura militarpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subject.otherLivros didáticospt_BR
dc.subject.otherDireitos humanospt_BR
dc.subject.otherDireitos fundamentaispt_BR
dc.subject.otherLivros didáticos Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLivros didáticos Influências tendenciosaspt_BR
dc.subject.otherGoverno militar Educação Históriapt_BR
dc.subject.otherPerseguição políticapt_BR
dc.subject.otherHistoria Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEducar para o nunca mais: sequência didática, memória e esquecimento sobre a ditadura militar nos livros didáticos de história (2011-2017)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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