Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4LPEQ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Sobre o vínculo educativo e a ação de segurança por parte dos agentes de segurança socioeducativos
Autor(es): Leziane Parré de Souza
Primeiro Orientador: Marcelo Ricardo Pereira
Primeiro membro da banca : Andre Marcio Picanco Favacho
Segundo membro da banca: Pedro Teixeira Castilho
Terceiro membro da banca: Roselene Ricachenevsky Gurski
Quarto membro da banca: Carla Mercês da Rocha Jatoba Ferreira
Quinto membro da banca: Mônica Maria Farid Rahme
Resumo: O agente de segurança socioeducativo (ASE) é o profissional que compõe a equipe de segurança socioeducativa, responsável pelos procedimentos padrão de segurança, e por atuar no processo socioeducativo dos adolescentes em cumprimento de medida judicial, utilizando-se prioritariamente do diálogo, orientação e mediação de conflitos, sendo a contenção física utilizada como último recurso. Considerando este um importante ator para o processo socioeducativo do adolescente direcionamos o foco dessa pesquisa para o fazer desses profissionais. Investigamos no cotidiano do trabalho dos ASEs, nas relações construídas com os adolescentes, as possibilidades de vínculo educativo entre os ASEs e adolescentes nas unidades socioeducativas de semiliberdade de Belo Horizonte MG. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com os ASEs indicados pela direção das unidades. Concluímos que o não saber da impossibilidade da tarefa de educar permite que o ASE o faça a seu modo, seguindo um arcaísmo familiarista, cuja construção singular possibilita seu vínculo educativo com o adolescente. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para que a Política de Atendimento Socioeducativo volte o olhar para a importância da atuação dos ASEs e invista na formação desses atores fundamentais para o funcionamento das unidades de execução das medidas de privação de liberdade. Além disso, espera-se promover o espaço de escuta desses profissionais em prol da promoção de qualidade e valorização do trabalho, intensificando as possibilidades de construção de vínculo educativo entre estes profissionais e os adolescentes de forma a contribuir no processo socioeducativo durante o cumprimento de Medida Socioeducativa de Semiliberdade no estado de Minas Gerais.
Abstract: The Socio-Educational Security Agent (ASE) is the primary professional that makes up the socio-educational security team. They are responsible for standard security procedures, and for acting in the socio-educational process of adolescents in compliance with legal measures, using dialogue, guidance and mediation of conflicts as a priority, with physical restraint being the last resort. Considering it an important actor for the socio-educational process of the adolescent, the focus of this research was aimed at the work of these professionals. It was investigated the possibilities of an educational link between ASE's and adolescents in the socio-educational semiconfinement units of Belo Horizonte, MG, in the daily work of the ASE's in the relationships built with the adolescents. Semi-structured interviews were conducted with the ASE's by the management of the units. It was concluded that not knowing the impossibility of the task of educating allows the ASE's to do it in their own way, following a familialist archaism, which singular construction makes possible its educational link with the adolescent. It is expected that this research may contribute to the Socio-Educational Policy take another look at the importance of the action of the ASE's and invest in the training of these fundamental actors for the operation of the units where measures of deprivation of liberty are executed. In addition, it is expected to promote the listening space of these professionals in favor of the promotion of quality and valorization of work, intensifying the possibilities of building an educational link between these professionals and adolescents in order to contribute in the socio-educational process during the fulfillment of the Socioeducational Semi-confinement measure in the State of Minas Gerais.
Assunto: Adolescentes Aspectos sociais
Educação Minas Gerais
Agentes penitenciários
Delinquencia juvenil
Assistencia a menores
Educação
Assistência a menores Belo Horizonte
Educação e Estado
Medida socioeducativa
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4LPEQ
Data do documento: 14-Dez-2017
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sobre_o_vinculo_educativo_e_a_acao_de_seguranca_por_parte_dos_agentes_de__seguraca_socioeducativo2.pdf701.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.