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Tipo: Tese de Doutorado
Título: A avaliação diagnóstica das dificuldades escolares (1929-1973): preleções de Helena Antipoff
Autor(es): Ana Maria Milagres Belo Francisco
primer Tutor: Regina Helena de Freitas Campos
primer miembro del tribunal : Erika Lourenco
Segundo miembro del tribunal: Carlos Roberto da Silva Monarcha
Tercer miembro del tribunal: Elizabeth Dias Munaier Lages
Cuarto miembro del tribunal: Adriana Cláudia Drumond
Resumen: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar a avaliação diagnóstica realizada por Helena Antipoff e seus colaboradores, na identificação das dificuldades escolares dos alunos das classes especiais de Belo Horizonte no período de 1929 a 1973. Esse recorte temporal se justifica pela sua chegada em Belo Horizonte (1929) e a criação do Centro Nacional de Educação Especial CENESP (1973), Órgão Central de Direção Superior, com a finalidade de promover em todo o território nacional, a expansão e melhoria do atendimento aos Excepcionais. Utilizouse pesquisa histórica baseada em fontes documentais primárias e secundárias, preservadas na Fundação Helena Antipoff, em Ibirité, e no Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), situado na Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os dados coletados foram organizados e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, tendo como referência a obra de Laurence Bardin. Procurou-se trazer para o campo de estudo da psicologia e da educação, especificamente para a educação especial, os questionamentos sobre o diagnóstico como processo de tomada de decisão que busca nas intervenções pedagógicas apropriadas o pleno desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Evidenciou-se que a finalidade classificatória da avaliação era a preconizada à época. No entanto, foram constatados indícios de que Helena Antipoff se mostrava crítica quanto à utilização dos testes psicológicos padronizados como instrumento de avaliação. Cunhou o conceito de inteligência civilizada, a partir de suas experiências com crianças e adolescentes russos, sustentava a ideia de que a inteligência natural era um conceito irreal e confusamente artificial. Quanto à educação das crianças anormais, considerava o diagnóstico como procedimento balizador para a escolha adequada dos métodos e técnicas de ensino, assim como um dispositivo pedagógico para atender às diferenças individuais. Verificou-se que o uso da avaliação diagnóstica na prática de Helena Antipoff mostrou-se eficaz como instrumento de identificação das dificuldades escolares além de favorecer a construção de atividades curriculares individualizadas.
Abstract: This research aimed to know and analyze the diagnostic evaluation performed by Helena Antipoff,and her collaborators in the identification of school difficulties of the students in special classes in Belo Horizonte from 1929 a 1973.These temporal records are justified by their arrival at Belo Horizonte(1929),and the creation of National Center of Special Education(CENESP),(1929),Central Organ of Superior Direction,with the purpose of promoting,throughout the national territory,expansion and improvement of attendance to Exceptionals.It was used historical research based on primary and secondary documentary sources preserved at Helena Antipoff Foundation in Ibirité, and at Helena Antipoff Documentation and Research Center(CDPHA),located in Central Library of Federal University of Minas Gerais(UFMG).The analyzed data through the technique of content analysis,with reference to the work of Laurence Bardin.It was tried to bring to the field of studying psychology and education,specifically for special education.The questions about the diagnosis as a decision -making process that seeks in pedagogical intervention,appropriate the total development of teaching and learning process,it was evidenced that the classification purpose of evaluation was the recommendation to that time. However, there were indications that Helena Antipoff was critical about the use of standardized psychological tests,as an instrument of evaluation.She was acquainted with knowledge of civilized intelligence from her experiences with Russian children and adolescents and held the idea that natural intelligence was an unreal and confusedly artificial concept.As for education of abnormal children ,she considered the adequate choice of teaching methods and tecniques, as well as pedagogical device to atend to individual differences. It was verified that the use of the diagnostic evaluation in practice of Helena Antipoff proved to be effective as an instrument to identified the school difficulties, besides favoring the construction of individualized curricular activities.
Asunto: Distúrbios da aprendizagem
Metodos e tecnicas de ensino
Educação
Dificuldade de aprendizagem
Educação especial
Educação especial História
Psicodiagnostico
Psicologia da aprendizagem
Testes e medidas educacionais
Antipoff, Helena, 1892-1974
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4PQ6C
Fecha del documento: 25-abr-2018
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