Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5MKJ3
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Um estudo sobre o uso da geometria poligonal da cadeia principal como uma assinatura estrutural mais conservada que o empacotamento de resíduos
Autor(es): Joao Arthur Ferreira Gadelha Campelo
Primeiro Orientador: Raquel Cardoso de Melo
Primeiro Coorientador: Sabrina de Azevedo Silveira
Resumo: Mesmo que a função não possa ser diretamente inferida puramente a partir do padrão de enovelamento especíco adotado por uma determinada proteína, os dados estruturais podem ser usados para detectar proteínas com funções semelhantes. Neste contexto, uma estratégia possível é a denição de assinaturas estruturais, que são conjuntos de características capazes de identicar inequivocamente um tipo de enovelamento proteico. O objetivo do corrente trabalho é encontrar possíveis padrões estruturais conservados em proteínas de mesma família. Para demonstrar que um modelo que utiliza as informações posicionais em nível atômico é conservado e discriminativo entre famílias, construiu-se classicadores estruturais. A partir deste estudo, foi possível discriminar os átomos do backbone como a melhor assinatura estrutural estudada. Inserindo pontos intermediários ctícios entre os carbonos alfa, obtêm-se uma poligonal geométrica, similar à poligonal geométrica obtida pela inclusão dos átomos da cadeia principal. Dessa forma, consegue-se um efeito similar à poligonal geométrica da cadeia principal sem a inuência do posicionamento dos átomos CeNe, indiretamente, sem a inuência dos ângulos phi e psi. O corrente estudo sugere que não são as posições desses átomos os fatores determinantes no incremento da precisão da classicação, mas o fortalecimento do caráter geométrico linear da cadeia principal. Portanto, a principal contribuição do presente trabalho é a investigação do uso da disposição geométrica poligonal da cadeia principal (ou dos próprios Cá, caso sejam adicionados pontos intermediários ctícios entre esses) como uma assinatura estrutural discriminativa.
Assunto: Bioinformática
Proteinas Análise
Proteinas Estrutura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5MKJ3
Data do documento: 6-Jul-2017
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf15.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.