Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B69FFJ
Tipo: Tese de Doutorado
Título: O leitor e a leitura revelados pela Retratos da leitura no Brasil: uma análise à luz da teoria da semicultura
Autor(es): Fabíola Ribeiro Farias
Primeiro Orientador: Carlos Alberto Avila Araujo
Primeiro membro da banca : Luiz Percival Leme Britto
Segundo membro da banca: Ana Elisa Ferreira Ribeiro
Terceiro membro da banca: Ana Amélia Lage Martins
Quarto membro da banca: Fabricio Jose Nascimento da Silveira
Quinto membro da banca: Marilia de Abreu Martins de Paiva
Resumo: Esta pesquisa identifica e analisa as concepções de leitor e leitura presentes nas quatro edições da Retratos da leitura no Brasil (2000, 2007, 2011 e 2015), à luz da teoria da semicultura e do conceito de formação, de Theodor Adorno. Para isso, expõe os estudos de Adorno e Horkheimer sobre a indústria cultural, que tem como um de seus produtos a semicultura; em aproximação com o conceito de formação adorniano, apresenta a concepção de trama leitora, de Constantino Bértolo; apresenta a Retratos da leitura no Brasil em sua metodologia, indicadores e análises de especialistas sobre seus dados, inserindo-a no contexto do mundo administrado e da ideologia da competência, conforme teoria de Marilena Chauí. Conclui que as concepções de leitor e leitura, explícitas e implícitas, presentes nas quatro edições da Retratos da leitura no Brasil analisadas, contribuem para sua legitimação em perspectivas utilitária e estatística, que atendem aos interesses de competitividade do capital, que busca por mão de obra qualificada e mercado consumidor, e do mercado editorial, que encontra elementos para nortear sua produção.
Abstract: This research identifies and analyzes the conceptions of reader and reading present in the four editions of Retratos da leitura no Brasil (2000, 2007, 2011 e 2015), in light of Theodor Adorno's theory of semiculture and concept of formation. For this, it exposes the studies of Adorno and Horkheimer on the culture industry, which has as one of its products the semiculture. In close proximity to the Adornian concept of formation, it presents Constantino Bértolo's conception of reading framework. It also presents Retratos da leitura no Brasil (2000, 2007, 2011 e 2015) in its methodology, indicators and experts analysis on its data, inserting it in the context of the administered world and the ideology of competence, according to Marilena Chauís theory. It concludes that the explicit and implicit conceptions of reader and reading present in the four editions of Retratos da leitura no Brasil contribute to legitimate it in utilitarian and statistical perspectives, which meet the interests of capital in competitiveness, qualified labor force and consumer market, and the interests of the publishing market, which finds in it elements to guide its production.
Assunto: Leitura
Políticas públicas
Bibliotecas publicas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B69FFJ
Data do documento: 16-Fev-2018
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
retratos_da_leitura_no_brasil_uma_an_lise___luz_da_teoria_da__semicultura_fab_ola_farias.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.