Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6CJ2A
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Leandro Rodrigues Alves Diniz | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Adriane Teresinha Sartori | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Deise Prina Dutra | pt_BR |
dc.creator | Elizete Raimunda Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T00:12:44Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T00:12:44Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6CJ2A | - |
dc.description.abstract | As the main literacy agency (KLEIMAN, 1995) of our society, schools have specific genres, which, despite their relevance, are rarely target of pedagogical work. Among these genres, there is the school summary, which can be an important tool for the student knowledge acquisition of different disciplines. In this research, propose an educational project whose main objective is to contribute to the development of different reading and writing skills, from retextualization (Marcuschi, 2001; Dell'isola, 2007) of didactic domain texts to summaries. This project, of an interdisciplinary nature, was carried out with students in the 9th grade of an elementary public school in the city of Carandaí (MG). First, students answered a questionnaire on reading and writing practices and produced a workshops were planned and implemented, which sought to carry out a systematic work with text reading strategies. The project final product was a school summary of a chapter of the same History book. The summary was typed, printed and delivered to students of another 9th grade class, who were not involved in the project. My analysis indicates that the activities have contributed to the development of different reading and writing skills provided in the Common Basic Curriculum (CBC) of Portuguese Language, which is the reference for teaching at the school in question, showing how students can go beyond information decoding of History texts. | pt_BR |
dc.description.resumo | Como principal agência de letramento (KLEIMAN, 1995) de nossa sociedade, a escola tem seus gêneros próprios, que, a despeito de sua relevância, raramente são alvo do trabalho pedagógico. Entre esses gêneros, encontra-se o resumo escolar, que pode ser, para o estudante, um importante instrumento para a aquisição de conhecimentos de diferentes disciplinas. Nesta pesquisa, propus e analisei um Projeto de Ensino cujo objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura e escrita, a partir da retextualização (MARCUSCHI, 2001; DELLISOLA, 2007) de textos do domínio didático para resumos. Esse projeto, de natureza interdisciplinar, foi implementado junto a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do município de Carandaí (MG). Inicialmente, foi aplicado um questionário sobre práticas de leitura e escrita dos estudantes e realizada uma avaliação diagnóstica por meio da produção de um resumo de um capítulo do livro didático de História utilizado pela turma. A partir dos dados coletados, foram planejadas e aplicadas as oficinas, que procuraram realizar um trabalho sistemático com estratégias de leitura dos textos. O produto final do projeto foi um resumo escolar de um capítulo do livro de História, digitado, impresso e entregue aos alunos de outra turma de 9º ano, que não participaram do projeto. Minhas análises indicam que as atividades desenvolvidas contribuíram para o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura e escrita previstas no Currículo Básico Comum (CBC) de Língua Portuguesa, referência para o ensino na escola em questão, contribuindo para que os alunos deixassem de ser meros decodificadores de informações dos textos de História. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Resumo Escolar | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de Leitura | pt_BR |
dc.subject | Retextualização | pt_BR |
dc.subject.other | Interesses na leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Redação | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Produção de textos | pt_BR |
dc.title | Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdf | 27.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.