Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6PFSK
Type: Tese de Doutorado
Title: O letramento para a competência informacional em bibliotecas escolares: estudo a partir dos projetos políticos-pedagógicos dos colégios de aplicação das universidades federais brasileiras
Authors: Niliane Cunha de Aguiar
First Advisor: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
First Co-advisor: Bernadete Santos Campello
First Referee: Janaina Ferreira Fialho
Second Referee: Barbara Coelho Neves
Third Referee: Marilia de Abreu Martins de Paiva
metadata.dc.contributor.referee4: Eliane Cristina de Freitas Rocha
Abstract: Entendendo a necessidade de integração da biblioteca escolar com a proposta pedagógica das escolas e a importância da formação para a competência informacional dos estudantes da sociedade contemporânea, esta pesquisa analisa as perspectivas dos projetos político-pedagógicos (PPP) dos colégios de aplicação das universidades federais brasileiras acerca das possibilidades de desenvolvimento do letramento para a competência informacional. Partindo do pressuposto de que os projetos político-pedagógicos das escolas devem inserir as atividades desenvolvidas pelas bibliotecas escolares, e que tais atividades na atualidade incluem o letramento para a competência informacional, o problema de pesquisa surge da necessidade de análise dessa premissa, a fim de compreender como a biblioteca escolar e suas atividades são apresentadas nesses documentos. Acredita-se que tal apresentação demonstra a perspectiva que o setor da educação no Brasil possui a respeito do papel e da importância da biblioteca no contexto escolar. A resposta apresentada no estudo pode contribuir para o desenvolvimento de novas políticas públicas de informação para bibliotecas escolares, para tanto, realizou-se uma análise de conteúdo, cujo resultado das inferências elaboradas, revela que apesar da expectativa existente em relação aos colégios de aplicação das universidades federais, os mesmos, em seus projetos político-pedagógicos não diferem das demais escolas públicas brasileiras em relação à importância dada à biblioteca escolar como espaço de desenvolvimento do letramento para a competência informacional, isto é, as bibliotecas ainda não são visualizadas como espaço pedagógico e o bibliotecário escolar não é visto como colaborador no processo educativo. Este é um dos desafios da implantação da lei brasileira 12.244/2010 que determina a existência obrigatória de bibliotecas em todas as escolas brasileiras até 2020, e por esse motivo precisa ser explorado pelos profissionais da área de Ciência da Informação e também pelos profissionais da área da Educação. O que se propõe é que a valorização do trabalho colaborativo seja a meta dessas áreas e principalmente dos cursos de biblioteconomia e pedagogia, para que futuramente, desde à educação básica, os alunos possam colher os frutos dessa parceria, que será a efetivação da tão sonhada competência informacional.
Abstract: Understanding the need of integrating the school library with the pedagogical proposal of the schools and the importance of the training for the informational competence of the students of contemporary society, this research analyzes the perspectives of the political and pedagogical projects (PPP) of the colleges of application of the Brazilian federal universities about the possibilities of development of literacy for informational competence. Assuming that the political-pedagogical projects of schools should include the activities developed by school libraries, and that such activities currently include literacy for informational literacy, the research problem arises from the need to analyze this premise in order to understand how the school library and its activities are presented in those documents. It is believed that this presentation demonstrates the perspective that the education sector in Brazil has regarding the role and importance of the library in the school context. The response presented in the study may contribute to the development of new public information policies for school libraries. Therefore, a content analysis was carried out, the result of which was based on the conclusions drawn. federal universities, the same, in their political-pedagogical projects do not differ from other Brazilian public schools in relation to the importance given to the school library as a space for development of literacy for informational competence, that is, libraries are not yet visualized as a pedagogical space and the school librarian is not seen as a contributor to the educational process. This is one of the challenges of implementing the Brazilian law 12.244 / 2010 that determines the compulsory existence of libraries in all Brazilian schools by 2020, and for this reason needs to be explored by professionals in the area of Information Science and also by professionals in the area of Education. What is proposed is that the value of collaborative work is the goal of these areas and especially of the courses of librarianship and pedagogy, so that in the future, from basic education, students can reap the fruits of this partnership, which will be the fulfillment of the dream informational literacy.
Subject: Bibliotecas escolares
Colégios de aplicação
Letramento
Ciência da informação
Competência em informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6PFSK
Issue Date: 24-Apr-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_final.pdf2.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.