Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B76EG4
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Ritmo e poesia nos duelos da vida: levante denunciante, ritmo dançante e educação participante: improvisações etnográficas acerca da cultura Hip Hop e da performance do Duelo de Mcs
Authors: Flávia Goodwin Gomes
First Advisor: Leonardo Hipolito Genaro Figoli
First Referee: Isabel Santana de Rose
Second Referee: Rubens Alves da Silva
Abstract: Versando sobre os duelos da vida essa pesquisa se propôs a desenvolver improvisações etnográficas do seio da Antropologia Social a respeito da partilha de performances e narr-ações que engendram novas formas de atuação política e inserção social de sujeitos à margem. A tessitura desta pesquisa teve como foco a promoção do encontro e da aprendizagem, estabelecidos por vias da experiência e da participação, de dentro e de perto. Assim, teve como mote o contato com a cultura hip hop, que consiste basicamente de uma manifestação coletiva da juventude urbana marginalizada. Um movimento que se revela a partir de expressões estético-políticas e intenções particulares, como a autoafirmação, a criticidade, o proceder, a anticordialidade. O contato etnográfico se estabeleceu a partir da vivência com o Duelo de Mcs, de onde emerge a modalidade do freestyle: rima improvisada em estilo livre. Tais performances são capazes de ensejar a aprendizagem prática, a partilha do sensível e instaurar momentos liminóides de conversão de sentidos e sentimentos comuns. Segundo essa concepção, o hip hop, observado através da performance das batalhas, possibilita a construção de nossa leitura, sustentada por um tripé onde Educação Participante, Ritmo Dançante e Levante Denunciante constituem metáforas acerca das principais características de produção desta cultura de rua.
Abstract: Addressing lifes duels, this research aims at developing ethnographic improvisations in the mist of Social Anthropology concerning the sharing of performances and narrations (ou narr- actions) that engender new ways of acting on political and social insertion of excluded individuals. The focus of this research was the promotion of the encounter and the learning, established through experience and participation, from within and from nearby. Therefore, the motto was the contact with the hip hop culture, which consists basically of a collective manifestation of the urban marginalized youth. A movement that reveals itself based on aesthetic-political expressions and private intentions, such as self assertion, criticality, behavior and anti-cordiality. The ethnographic contact was established from the experiencing of the Duelo de Mcs, from where emerges the freestyle: improvised rhymes in free style. Such performances are able to trigger practical learning, the sharing of the sensible and install liminoid moments of conversion of the senses and common feelings. According to this conception, hip hop, observed through the battle performances, allows the building of our reading, supported by a tripod where Participant Education, Dancing Rhythm and Complainant Uprising constitute metaphors about the main characteristics of the production of this street culture.
Subject: Cultura popular
Hip-hop (Cultura popular jovem)
Antropologia
Etnologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B76EG4
Issue Date: 10-Jun-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___impress_o_converted.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.