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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Estabilidade de blendas de diesel e biodiesel em condições distintas de temperatura e umidade
Autor(es): Bruna Elói do Amaral
primer Tutor: Vanya Marcia Duarte Pasa
primer Co-tutor: Daniel Bastos de Rezende
primer miembro del tribunal : Daniel Bastos de Rezende
Segundo miembro del tribunal: Camila Nunes Costa Corgozinho
Tercer miembro del tribunal: Larissa Noemi Silva Freitas
Resumen: As blendas de diesel e biodiesel têm grande relevância no mercado, uma vez que buscam suprir necessidades que abrangem tanto a área econômica, como a ambiental. Contudo, a inserção do biodiesel na matriz do combustível comercializado, acarretou em problemas de estabilidade para o produto. Tais problemas são dependentes da composição das blendas, do tempo e das condições de armazenamento. Com este trabalho, objetivou-se avaliar a estabilidade de blendas de diesel com biodieseis produzidos com soja e com sebo e soja, nos teores B5, B10, B15 e B20, em condições de armazenamento distintas. Para isso, realizou-se o envelhecimento natural das amostras ao longo de seis meses. As amostras foram armazenadas em dois reservatórios, sendo um mantido em condições climáticas normais para Belo Horizonte MG, e outro com umidade elevada, simulando o armazenamento do combustível na região Amazônica. A avaliação da estabilidade foi realizada mensalmente, por meio da análise das propriedades físico-químicas das amostras, correlacionandoas com padrões de qualidade exigidos pela legislação vigente no Brasil. Os resultados demonstram que as blendas com maiores teores de biodiesel apresentaram mais não conformidades, podendo ocorrer uma redução na qualidade do combustível em curto prazo, mesmo para aqueles aditivados com antioxidantes. Não foram observadas variações significativas em relação ao tipo de matériaprima adotada na fabricação do biodiesel. Contudo, observou-se que as características climáticas têm atuação efetiva na qualidade do combustível, sendo as condições de transporte e armazenamento cruciais para a comercialização de um produto de acordo com os padrões exigidos legalmente. Além disso, alguns parâmetros contemplados pelas legislações devem ser revistos, para adequação à realidade dos processos de degradação do combustível. Adicionalmente, realizou-se uma comparação o método de envelhecimento acelerado por Rancimat e o método natural. Nessa avaliação, foram observadas similaridades entre os processos de degradação ocorridos ao longo do tempo nos diferentes métodos de envelhecimento adotados, porém, não foi possível correlacionar os tempos de envelhecimento acelerado e natural. De modo geral, o estudo demonstra a problemática gerada pela adição do biodiesel ao diesel, o que pode afetar diferentes níveis da cadeia de comercialização dos combustíveis. Dessa forma, é necessário que a utilização do biocombustível seja realizada de forma criteriosa, buscando alternativas viáveis que contornem os problemas associados ao seu uso
Abstract: Diesel/biodiesel blends have great relevance in the market, since they cover needs involving both the economic and environmental sectors. However, the biodiesel introduction in the fuel matrix has led to product stability problems. Such issues depend on blends composition, storage time and conditions. The objective of this work is to evaluate the stability of diesel blends with biodiesels produced from soybeans and from tallow and soybeans, under different storage conditions, at the levels B5, B10, B15, and B20. For this, the samples natural aging was carried out over six months. They were stored in two reservoirs, one kept in normal climatic conditions for Belo Horizonte MG, and the other with high humidity, in order to simulate fuel storage in Amazon region. The stability evaluation was performed monthly, through analysis of physical-chemical properties of the samples, correlating them with the quality standards required by the Brazilian legislation. The results show that blends with higher biodiesel content presented more nonconformities. A reduction in fuel quality could occur in short-term, even for those with antioxidant additives. No significant variations were observed regarding the type of raw material used in biodiesel production. However, it was observed that climatic characteristics have an effective performance in fuel quality, with transport and storage conditions being crucial for the commercialization of a product according to legally required standards. In addition, some parameters contemplated by the legislations should be revised, to suit the reality of fuel degradation processes. Additionally, a comparison between Rancimat accelerated aging method and the natural method was carried out. In this evaluation, similarities were observed between the degradation processes that occurred over time in the different aging methods adopted, but it was not possible to correlate the times of accelerated and natural aging. In general, the study demonstrates the problem generated by the addition of biodiesel to diesel, which can affect different levels of the fuels commercialization chain. Thus, the biofuel should be used in a judicious way, seeking viable alternatives that bypass the problems associated with its use
Asunto: Engenharia quimica
Biodiesel
Biodiesel Armazenamento
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B8UF3B
Fecha del documento: 10-ago-2018
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