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dc.contributor.advisor1Eduardo Bauzer Medeirospt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gustavo Paulinelli Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee1Gustavo Paulinelli Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee2Guilherme de Souza Papinipt_BR
dc.contributor.referee3Lazaro Valentim Donadonpt_BR
dc.creatorArthur Ferreira Rezende Delfimpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T11:22:32Z-
dc.date.available2019-08-13T11:22:32Z-
dc.date.issued2018-08-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B8WJN5-
dc.description.abstractThe demand for comfort in the automotive industry grows with each passing year, revealing the concern of consumers with NVH (noise, vibration and harshness) aspects. The internal noise of a vehicle is associated with the vibration-acoustic performance of several individual components through the transmission paths (air-borne or structure-borne) and depends on the way the sources are integrated, which are: engine, wheels, suspension, intake, exhaust, aerodynamics, etc. In order to determine the desired internal noise level during the development phase of a project, a series of experimental methodologies and techniques must be applied to achieve performance targets for each component. The Transfer Path Analysis (TPA) technique allows to specify the contribution of each source in the internal noise composition, and could be crucial for the vehicle target setting methodology enhancement, as proposed by this work. To evaluate aspects of integration between the NVH performance objectives and coupling effects, it is aimed to elaborate a case study of the occurrence of Booming Noise in the rotation range of 3600-4200rpm, stratifying the individual contribution of each source and path, validating all hypotheses by experimental tests, in a way to identify the root cause of the problem that involves multifactorial conditions of subsystems vibration. The results show that the phenomenon occurs by the joint action of acoustic cavity mode coupling and high levels of excitation with structural sensitivity on the mounting at the right side of the engine, which is determined as the root cause of the Booming Noise. In addition, it is proposed that the investigation of the vibration-acoustic coupling occurrence be always carried out at initial stages of NVH vehicle target setting, aiming to anticipate and correct future problems, since it allowed the identification of important aspects of the vehicle physical behavior on this studypt_BR
dc.description.resumoA demanda de conforto no setor automobilístico cresce a cada ano que passa, revelando o aumento de exigência e preocupação dos consumidores com aspectos de NVH (noise, vibration and harshness). O ruído interno de um veículo está associado ao desempenho vibroacústico de vários componentes individuais através dos caminhos de transmissão (por via aérea ou estrutural) e depende da forma como as fontes são integradas, sendo elas: motor, rodas, suspensão, aspiração, escapamento, aerodinâmica, etc. Para que, na fase de desenvolvimento de um projeto, o nível de ruído interno desejado possa ser pré-estabelecido, uma série de metodologias e técnicas experimentais devem ser aplicadas a fim de se determinar objetivos de desempenho para cada componente. A técnica de TPA (Transfer Path Analysis) permite especificar a parcela de contribuição de cada uma das fontes na composição do ruído interno e, conforme proposto pelo presente texto, pode ser uma ferramenta muito importante na definição dos objetivos (NVH targets). Para avaliar aspectos de integração entre os objetivos vibro-acústicos e acoplamento dos efeitos físicos, visa-se elaborar um estudo de caso da ocorrência do Booming Noise na faixa de rotação de 3600-4200rpm em um veículo compacto classe B, estratificando a contribuição individual de cada fonte e caminho de transmissão, validando todas as hipóteses a partir de testes experimentais, para que assim, se possa determinar a causa raiz do problema que envolve condições multifatoriais de integração de subsistemas em vibração. Os resultados revelam que o fenômeno ocorre por atuação conjunta de acoplamento modal da cavidade acústica e altos níveis de excitação aliados à sensibilidade estrutural no coxim do lado direito do motor, sendo este identificado como causa raiz do Booming Noise. Ademais, propõe-se que a investigação de acoplamento de fenômenos vibro-acústicos seja sempre realizada nas fases iniciais de definição de objetivos para o projeto, no intuito de antecipar e corrigir problemas futuros, uma vez que esta permitiu identificar importantes aspectos do comportamento físico do veículopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNVHpt_BR
dc.subjectVeículopt_BR
dc.subjectAnálise de caminhos de transmissãopt_BR
dc.subjectBooming Noisept_BR
dc.subjectEstimativa de forças operacionaispt_BR
dc.subject.otherVeículospt_BR
dc.subject.otherAutomóveis Vibraçãopt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de metodologia integrada para definição de objetivos de desempenho vibro-acústicos a partir do estudo de caso de Booming Noisept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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