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dc.contributor.advisor1Aldo Giuntini de Magalhaespt_BR
dc.contributor.referee1Jose Marcio Fonseca Calixtopt_BR
dc.contributor.referee2Conrado de Souza Rodriguespt_BR
dc.creatorIara Lilian Rocha de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T04:56:10Z-
dc.date.available2019-08-13T04:56:10Z-
dc.date.issued2016-07-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9EG5X-
dc.description.abstractThis study aims to contribute to the investigation of the influence of the partial replacement of the natural fine aggregates by recycled fine aggregates obtained from the waste generated from the concrete truck mixer truck washing, evaluating its impact on the compressive strength, the workability, in the porosity and in the advance of the carbonation front of the concrete, since these factors directly interfere in the structural performance and the durability of the reinforced concrete structures. Carbonation is a problem that is worsening due to the increase in the concentration of carbon dioxide (CO2) in the atmosphere of large urban centers and the porosity of the concrete influences its capacity to absorb CO2. As the quality of the aggregate interferes in the porosity of the concrete, the investigation of the influence of the recycled aggregates becomes of extreme relevance to make feasible its use. In this study, two types of mixtures for development were used: in the first type, samples were made with 100% natural aggregate and, in the second, specimens with 30% natural aggregate replacement per recycled aggregate from the processing of the waste generated from the concrete truck washing of a concrete plant located in the metropolitan area of Belo Horizonte. Both were dosed in order to meet the specifications of ABNT NBR 6118: 2014 for structural specimens exposed to an environment with moderate aggression class, whose environmental classification is urban, which determines a relation to / c 0.60 and class of resistance to compression ratio 25 MPa. The test specimens were subjected to the accelerated carbonation test and exposed to controlled conditions of humidity, temperature and CO2 concentration. The results suggest that the partial replacement of the natural fines aggregates by recycled fines aggregates in the proportions used in this study slightly worsened the performance of the concrete in relation to the advance of the carbonation front. The compressive strength test attended the minimum requirements required by the Brazilian standard for the class of aggression studied. The oxygen permeability test presented, for the CPAR mixes, at 77 days, a value for the permeability coefficient 10.8% higher than that obtained for the CPP mixes. However, the mercury intrusion porosimetry test suggests that the void size found in the cementitious matrix composite is as important as the total pore volume when the results are analyzed.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo contribuir na investigação da influência da substituição parcial dos agregados miúdos naturais por agregados miúdos reciclados obtidos a partir do processamento de resíduos gerados da lavagem de caminhões betoneira de usinas de concreto, avaliando seu impacto na resistência à compressão, na trabalhabilidade, na porosidade e no avanço da frente de carbonatação do concreto, uma vez que estes fatores interferem diretamente no desempenho estrutural e na durabilidade das estruturas de concreto armado. A carbonatação é um problema que vem se agravando em função do aumento da concentração do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera dos grandes centros urbanos e a porosidade do concreto influencia na sua capacidade em absorver o CO2. Como a qualidade do agregado interfere na porosidade do concreto, a investigação da influência do agregado reciclado, tornase de extrema relevância para viabilizar sua utilização. Utilizou-se nesta pesquisa dois tipos de proporções de misturas para o desenvolvimento, sendo que no primeiro tipo foram feitos corpos de prova com 100% de agregado natural e, no segundo, corpos de prova com 30% de substituição do agregado natural por agregado reciclado miúdo proveniente do processamento dos resíduos gerados da lavagem de caminhões betoneira de uma concreteira situada na região metropolitana de Belo Horizonte. Ambos foram dosados de modo a atender às especificações da ABNT NBR 6118:2014 para concretos estruturais expostos a ambiente com classe de agressividade moderada, cuja classificação ambiental é a urbana, que determina uma relação a/c 0,60 e classe de resistência à compressão 25 MPa. Os corpos de prova foram submetidos ao teste de carbonatação acelerada ficando expostos a condições controladas de umidade, temperatura e concentração de CO2. Os resultados encontrados sugerem que a substituição parcial dos agregados miúdos naturais por agregados miúdos reciclados nas proporções utilizadas nesse estudo piorou ligeiramente o desempenho do concreto quanto ao avanço da frente de carbonatação. Os testes de resistência à compressão atenderam os requisitos mínimos exigidos pela norma brasileira para a classe de agressividade estudada. O teste de permeabilidade ao oxigênio apresentou para o traço CPAR, aos 77 dias, um valor para o coeficiente de permeabilidade 10,8 % maior que o obtido para o traço CPP. Já o ensaio de porosimetria por intrusão de mercúrio sugere que o tamanho dos vazios encontrados no compósito de matriz cimentícia é tão importante quanto o volume total de poros, ao se fazer a análise dos resultados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectPorosimetria de mercúriopt_BR
dc.subjectPermeabilidade ao oxigêniopt_BR
dc.subjectCarbonataçãopt_BR
dc.subjectAgregado miúdo recicladopt_BR
dc.subject.otherConcretopt_BR
dc.subject.otherCarbonatospt_BR
dc.subject.otherPorosimetriapt_BR
dc.subject.otherConstrução civilpt_BR
dc.titleContribuição ao estudo da influência da utilização de agregados miúdos reciclados provenientes de usinas concreteiras na carbonatação do concretopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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