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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Lentes coloridas: direito e religião, as concepções de mundo e a questão da igualdade em F. Engels
Authors: Gabriel Andrade Perdigao
First Advisor: Vitor Bartoletti Sartori
First Referee: Leonardo Gomes de Deus
Second Referee: Antonio Jose Lopes Alves
Third Referee: Ronaldo Vielmi Fortes
Abstract: A presente investigação busca, lançar as bases mínimas para o esclarecimento de como se conforma a crítica engelsiana ao Direito, partindo dos pontos de contato e das dissonâncias entre as figuras superestruturais do Direito e da Religião, compreendendo os papeis desempenhados por estas formas de mediação social na sociedade civil burguesa. Engels parte especialmente da gênese e do desenvolvimento daquilo que chama de concepção jurídica de mundo ligando seu aparecimento às transformações econômico-sociais que suplantando a feudalidade europeia produziram a sociedade capitalista. O autor aponta uma importante conexão entre uma concepção teológica de mundo e uma visão jurídica de mundo, apontando dissonâncias e permanências entre ambas. Tais reflexões e argumentos podem ser localizados principalmente em 3 obras do autor, o O Socialismo Jurídico, Origem da família da propriedade privada e do estado e sua magnus-opus o Anti-Duhring.. Além é claro de se dispersar por diversas outras obras, a exemplo de seu Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã e Guerras camponesas na Alemanha, bem como em sua larga correspondência e em alguns textos não publicados em vida. Neste processo o autor do AntiDuhring analisa e crítica temas extremamente caros a reflexão jurídica moderna, como a igualdade, os sujeitos de direito modernos, dentre outras relevantes questões. Tais apontamentos ainda hoje suscitam grandes debates no campo do Direito e mais importante no campo da crítica ao Direito.
Abstract: The following study seeks to cast the minimum ground to clarify how Friedrich Engels critics of law conforms itself. Starting from the common and dissonant aspects, amongst the super structural elements of Law and Religion, understanding the roles undertaken by these forms of social mediations characteristic to the bourgeois civil society. Engels starts from the genesis of the development of what he calls a juridical worldview, linking its emergence to the socio-economic transformations that supplanting European feudality produced by capitalist society. The author shows an important connection between a theological world view and a juridical worldview pointing at the dissonances and remaining amongst them. Such reflections and arguments can be located mainly in 3 of the authors books, the Juridical Socialism, Origin of the Family, Private property and the State and, on its Magnus Opus, the Anti-Duhring. Besides being spread throughout many other works, for example, Ludwig Feuerbach and the end of the classical German philosophy and on The Peasant war in Germany, as well as in its vast preserved correspondence and in some of its works not published in life. In this process, Anti-Duhrin author analyses and criticizes extreme central topics to the modern juridical reflections. Such as, equality, the modern legal subject, and , among other relevant questions. These remarks still raise major debates on the field of Law and Jurisprudence, most important on the field of the critics of Law.
Subject: Direito Filosofia
Hermenêutica (Direito)
Socialismo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9MK7X
Issue Date: 31-Aug-2018
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