Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA7NZP
Type: Tese de Doutorado
Title: Análise de teses e dissertações que privilegiam as vozes de professoras alfabetizadoras sobre seu processo de formação continuada
Authors: Marcia Helena Nunes Monteiro
First Advisor: Francisca Izabel Pereira Maciel
First Referee: Sara Mourao Monteiro
Second Referee: Julio Emilio Diniz Pereira
Third Referee: Sônia Maria dos Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Telma Ferraz Leal
Abstract: Esta tese de doutoramento analisa pesquisas produzidas nos programas de pósgraduação sobre a Formação Continuada de Professoras Alfabetizadoras que compõem o acervo Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Trata-se de um estudo bibliográfico que visa analisar teses e dissertações elaboradas no período de 2006 a 2015 que privilegiaram a voz docente. As pesquisas buscaram, por meiodos depoimentos das professoras alfabetizadoras, compreender os significados por elas atribuídos aos cursos sobre alfabetização e letramento. O quadro teórico que norteia as reflexões acerca da formação e do trabalho docente fundamenta-se em André, Canário, Formosinho, Gatti, Giroux, Lessard, Nóvoa e Tardif e acerca de alfabetização e letramento, em Kleimam, Soares e Street. Os trabalhos analisados revelam a complexidade da formação docente e os diferentes caminhos metodológicos adotados para ouvir as professoras sobre seu desenvolvimento profissional. Ao privilegiar a voz das professoras alfabetizadoras, as pesquisas possibilitaram que elas apresentassem diferentes aspectos e interface da formação continuada que durante a elaboração deste trabalho foram considerados dados fundamentais para análise: as interferências das condições de trabalho docente na efetivação das contribuições dos cursos sobre alfabetização e letramento, ressaltando a relação entre formação e trabalho; os limites e as contribuições da formação continuada para a prática pedagógica das professoras alfabetizadoras; e a compreensão da formação continuada como formação de adultos profissionais
Abstract: Cette recherche de doctorat analyse les études académiques qui font partie de la collection du programme, sur La Formation Continuée de Professeurs Enseignantes DAlphabétisation qui composent la collection Lalphabétisation au Brésil: létat des connaissances. Il sagit d'un étude bibliographique que veut analyser des thèses de doctorat et des mémoires de master élaborées dans le période de 2006 à 2015, qui ont privilégié les les paroles des enseignantes. Ces recherches ont essayé de comprendre, daprès les témoignages des enseignantes alphabétisatrices, les signifiés donnés par elle aux cours de formation continuée sur lalphabétisation et le lettrement. Le cadre théorique qui guide les réflexions sur la formation et le travail denseignant est fondé sur André, Canário, Formosinho, Gatti, Giroux, Lessard, Nóvoa e Tardif; et, sur lalphabétisation et le lettrement, basé sur Kleimam, Soares e Street. Les travaux analysés révèlent la complexité de la formation des enseignantes et les différents chemins méthodologiques adopté pour les écouter sur leurs formation professionnelle. En donnant la parole aux enseignantes alphabétisatrices, les chercheurs ont permit que elles présentèrent des différents aspects et interfaces de la formation continuée, qui, pendant lélaboration de cet travail, ont été considérés comme des donnés fondamentaux pour lanalyse: les interférences des conditions du travail denseignantes dans l'efficacité des contributions de cours de alphabétisation et lettrement, en mettant en evidence la relation entre la formation et le travail; les limites et les contributions de la formation continuée pour la pratique pédagogiques des enseignantes alphabétisatrices; et la compréhension de la formation continuée comme une formation des adultes professionnaux
Subject: Educação
Letramento
Alfabetização
Professores alfabetizadores Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA7NZP
Issue Date: 19-Oct-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1_2019_texto_marcia.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.