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Type: Tese de Doutorado
Title: Trabalho docente na educação profissional e tecnológica: uma análise na perspectiva da ontologia do ser social
Authors: Wanderson Pereira Araújo
First Advisor: Hormindo Pereira de Souza Junior
First Referee: Antonio Julio de Menezes Neto
Second Referee: Savana Diniz Gomes Melo
Third Referee: Maria Susana Vasconcelos Jimenez
metadata.dc.contributor.referee4: Rodrigo Moreno Marques
Abstract: A tese tem como objetivo a análise do trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica dos trabalhadores. Este estudo trata da relação existente entre capital, trabalho e a atividade docente no capitalismo contemporâneo atual. Nesse sentido, orientamos-nos com base em algumas referências de Karl Marx, tais como: Manuscritos econômico-filosóficos, de 1844, A ideologia alemã, de Marx e Engels, O Capital, Livro I, As teorias da mais-valia e capítulo VI inédito, de O Capital. Utiliza-se também como referencial marxista, dentre outros, Lukács e Mézáros, com destaque para as análises que esses autores explicitam com base no legado deixado por Karl Marx. As análises realizadas por Marx nos permitem compreender a constituição e a reprodução do ser social, que tem como pressuposto a mediação histórica do trabalho humano. Só através dessa compreensão é possível explicar toda a dinâmica da produção e da reprodução da vida social. As reflexões desse autor, com auxílio de alguns dos seus intérpretes, em torno das categorias trabalho, trabalho abstrato, teoria do valor, mercadoria, trabalho produtivo e improdutivo, dentre outras, permitiu-nos, a partir dos seus pressupostos originais, desvelar o caráter produtivo do trabalho docente, subordinado às vicissitudes do processo de produção capitalista. A partir do procedimento de leitura e análise imanente, constatou-se que a dinâmica relativa à natureza do trabalho docente na formação técnica e tecnológica dos trabalhadores no campo da agricultura e das agroindústrias, além de propiciar a transferência de conhecimentos e, consequentemente, o aperfeiçoamento da força de trabalho, produz elementos de caráter científico e tecnológico que modificam os processos de produção na agricultura, criando, assim, as possibilidades concretas da geração de lucro para o sistema capitalista. Nesse sentido, o produto do trabalho docente aparece como objetivação material da riqueza; os frutos do seu trabalho manifestam-se em forma de valores de uso propícios para a autoexpansão do capital. Os exemplos examinados a partir do procedimento adotado, em relação ao objeto da investigação, permitem-nos inferir que a atividade docente produz valor, dada as suas características especiais e circunstanciais, permitindo, assim, o aumento da produtividade do trabalho. O caráter da atividade docente acompanha e é modificado conforme o desenvolvimento do progresso contraditório da sociedade capitalista, no sentido em que contribui, em alguma medida, com a ampliação da base material de produção, o que não significa que essa atividade goza de total autonomia. Essa atividade faz parte da unidade de contradição entre o desenvolvimento e a regressão do indivíduo, devido às imposições externas, mas o potencial da atividade docente cria também as possibilidades concretas que podem vir a contribuir efetivamente com a abertura de caminhos para a autêntica transformação social
Abstract: The thesis aims at analyzing the teaching work in the Professional and Technological Education of the workers. This study deals with the relationship between capital, labor and teaching activity in contemporary ruling capitalism. In this sense, we orient ourselves based on some references of Karl Marx, such as: Economic-philosophical Manuscripts, of 1844, The German ideology, of Marx and Engels, The Capital, book I, Theories of surplus value and "Chapter VI - unpublished", by The Capital. Lukacs and Mézáros are also used as a Marxist referential. The analyzes made by Marx allow us to understand the constitution and reproduction of the social being, which presupposes the historical mediation of human labor. Only through this understanding can we explain the whole dynamics of the production and reproduction of social life. The reflections of this author, with the help of some of his interpreters, around the categories of work, abstract work, value theory, merchandise, productive and unproductive work, among others, allowed us, from their original assumptions, to unveil the character educational work, subordinated to the vicissitudes of the process of capitalist production. Based on the immanent reading and analysis procedure, it was verified that the dynamics related to the nature of the teaching work in the technical and technological training of the workers in the field of agriculture and of the agroindustries, besides propitiating the transfer of knowledge and, consequently, the improvement of the labor force, produces elements of a scientific and technological character that modify the processes of production in agriculture, thus creating the concrete possibilities of generating profit for the capitalist system. In this sense, the product of teaching work appears as a material objectification of wealth; the fruits of their labor manifest themselves in the form of beneficial use values for the self-expansion of capital. The examples examined from the adopted procedure, in relation to the object of the investigation, allow us to infer that the teaching activity produces value, given its special and circumstantial characteristics, thus allowing the increase of labor productivity. The character of the teaching activity accompanies and is modified according to the development of the contradictory progress of capitalist society, in the sense that it contributes to some extent to the expansion of the material base of production, which does not mean that this activity enjoys total autonomy. This activity is part of the unity of contradiction between the development and regression of the individual due to external impositions, but the potential of the teaching activity also creates the concrete possibilities that can effectively contribute to the opening of avenues for authentic social transformation
Subject: Trabalho
Ontologia
Produtividade do trabalho
Professores Aspectos sociais
Educação
Marx, Karl,  1818-1883
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8L99
Issue Date: 8-Nov-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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