Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA9F6Q
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Influência do desempenho acadêmico na percepção de justiça no ambiente de aprendizagem: um estudo com alunos do curso de Ciências Contábeis em universidades federais mineiras
Autor(es): Karla Luisa Costa e Costa
Primeiro Orientador: Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Primeiro membro da banca : Jose Roberto de Souza Francisco
Segundo membro da banca: Romualdo Douglas Colauto
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral buscar evidências que permitam identificar a relação existente entre o desempenho acadêmico de alunos de graduação em ciências contábeis e sua percepção de justiça, segregadas nas dimensões de justiça distributiva, procedimental e interacional. Os constructos teóricos da pesquisa foram fundamentados nos trabalhos de Homans (1961), Adams (1965), Colquitt (2001), Chory-Assad (2007), Peter et al., 2012, Kovaevi et al. (2013) e Simil (2016). A partir destes trabalhos, foram traçadas três hipóteses de pesquisa: H1: O desempenho acadêmico tende a influenciar a percepção de justiça distributiva; H2: O desempenho acadêmico tende a influenciar a percepção de justiça procedimental; H3: O desempenho acadêmico tende a influenciar a percepção de justiça interacional. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa e quantitativa, que teve como amostra 534 alunos de graduação de Ciências Contábeis de nove universidades federais mineiras. Na avaliação quantitativa foram realizadas regressões múltiplas com os dados obtidos através do questionário adaptado dos estudos de Chory-Assad (2007) e Simil (2016), com o intuito de avaliar se as variáveis sociodemográficas e de controle exerciam influência sobre a percepção de justiça dos alunos. A análise qualitativa foi realizada através da análise de entrevistas, que foram realizadas através de um roteiro semi-estruturado com seis alunos que aceitaram concedêla. As análises quantitativas indicam que das nove variáveis testadas, apenas três variáveis se mostraram estatisticamente significativa. São elas: a variável gênero para a justiça procedimental, a variável turno para justiças procedimental e interacional e a variável reprovação para todas as três dimensões de justiça. Posteriormente, realizou-se a análise qualitativa. Os resultados mostram que os alunos associam a justiça no ambiente de aprendizagem, de maneira geral, principalmente com à figura do professor. Conclui-se, portanto, que para os estudantes de Ciências Contábeis do Estado de Minas Gerais, dentre os fatores analisados, foram poucos que influenciaram sua percepção de justiça. Foi possível perceber que o relacionamento entre professor e aluno, e a maneira como ele organiza o cronograma das aulas, têm mais influência na percepção de justiça dos alunos do que as variáveis testadas nos modelos propostos.
Abstract: The present study had as general objective to look for evidences that allow to identify the relationship between the academic performance of graduation students in accounting sciences and their perception of justice, segregated in the dimensions of distributive, procedural and interactional justice. The theoretical constructs of the research were based on the works of Homans (1961), Adams (1965), Colquitt (2001), Chory-Assad (2007), Peter et al., 2012, Kovaevi et al. (2013) and Simil (2016). From these works, three research hypotheses were drawn: H1: Academic performance tends to influence the perception of distributive justice; H2: Academic performance tends to influence the perception of procedural justice; H3: Academic performance tends to influence the perception of interactional justice. The methodology consists of a qualitative and quantitative approach, which had as sample 534 graduate students of Accounting Sciences from nine federal universities in Minas Gerais. In the quantitative evaluation, multiple regressions were performed with the data obtained through the questionnaire adapted from Chory-Assad (2007) and Simil (2016) studies, in order to evaluate whether the socio-demographic and control variables exerted influence on the perception of students. The qualitative analysis was performed through the analysis of interviews, which were carried out through a semi-structured script with six students who agreed to grant it. Quantitative analyzes indicate that of the nine variables tested, only three variables were statistically significant. They are: the variable gender for procedural justice, the variable shift for procedural and interactional justice, and the variable reprobation for all three dimensions of justice. Subsequently, the qualitative analysis was carried out. The results show that students associate justice in the learning environment, in general, mainly with the teacher figure. In conclusion, therefore, that for the students of Accounting Sciences of the State of Minas Gerais, among the factors analyzed, few influenced their perception of justice. It was possible to perceive that the relationship between teacher and student, and the way he organizes the class schedule, has more influence on students' perception of justice than the variables tested in the proposed models.
Assunto: Justiça social Estudo e ensino (superior)
Contabilidade Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA9F6Q
Data do documento: 24-Mai-2017
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_final_10_08_17__5_.pdf2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.