Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA9F6Q
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jacqueline Veneroso Alves da Cunhapt_BR
dc.contributor.referee1Jose Roberto de Souza Franciscopt_BR
dc.contributor.referee2Romualdo Douglas Colautopt_BR
dc.creatorKarla Luisa Costa e Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T00:41:56Z-
dc.date.available2019-08-14T00:41:56Z-
dc.date.issued2017-05-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA9F6Q-
dc.description.abstractThe present study had as general objective to look for evidences that allow to identify the relationship between the academic performance of graduation students in accounting sciences and their perception of justice, segregated in the dimensions of distributive, procedural and interactional justice. The theoretical constructs of the research were based on the works of Homans (1961), Adams (1965), Colquitt (2001), Chory-Assad (2007), Peter et al., 2012, Kovaevi et al. (2013) and Simil (2016). From these works, three research hypotheses were drawn: H1: Academic performance tends to influence the perception of distributive justice; H2: Academic performance tends to influence the perception of procedural justice; H3: Academic performance tends to influence the perception of interactional justice. The methodology consists of a qualitative and quantitative approach, which had as sample 534 graduate students of Accounting Sciences from nine federal universities in Minas Gerais. In the quantitative evaluation, multiple regressions were performed with the data obtained through the questionnaire adapted from Chory-Assad (2007) and Simil (2016) studies, in order to evaluate whether the socio-demographic and control variables exerted influence on the perception of students. The qualitative analysis was performed through the analysis of interviews, which were carried out through a semi-structured script with six students who agreed to grant it. Quantitative analyzes indicate that of the nine variables tested, only three variables were statistically significant. They are: the variable gender for procedural justice, the variable shift for procedural and interactional justice, and the variable reprobation for all three dimensions of justice. Subsequently, the qualitative analysis was carried out. The results show that students associate justice in the learning environment, in general, mainly with the teacher figure. In conclusion, therefore, that for the students of Accounting Sciences of the State of Minas Gerais, among the factors analyzed, few influenced their perception of justice. It was possible to perceive that the relationship between teacher and student, and the way he organizes the class schedule, has more influence on students' perception of justice than the variables tested in the proposed models.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo geral buscar evidências que permitam identificar a relação existente entre o desempenho acadêmico de alunos de graduação em ciências contábeis e sua percepção de justiça, segregadas nas dimensões de justiça distributiva, procedimental e interacional. Os constructos teóricos da pesquisa foram fundamentados nos trabalhos de Homans (1961), Adams (1965), Colquitt (2001), Chory-Assad (2007), Peter et al., 2012, Kovaevi et al. (2013) e Simil (2016). A partir destes trabalhos, foram traçadas três hipóteses de pesquisa: H1: O desempenho acadêmico tende a influenciar a percepção de justiça distributiva; H2: O desempenho acadêmico tende a influenciar a percepção de justiça procedimental; H3: O desempenho acadêmico tende a influenciar a percepção de justiça interacional. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa e quantitativa, que teve como amostra 534 alunos de graduação de Ciências Contábeis de nove universidades federais mineiras. Na avaliação quantitativa foram realizadas regressões múltiplas com os dados obtidos através do questionário adaptado dos estudos de Chory-Assad (2007) e Simil (2016), com o intuito de avaliar se as variáveis sociodemográficas e de controle exerciam influência sobre a percepção de justiça dos alunos. A análise qualitativa foi realizada através da análise de entrevistas, que foram realizadas através de um roteiro semi-estruturado com seis alunos que aceitaram concedêla. As análises quantitativas indicam que das nove variáveis testadas, apenas três variáveis se mostraram estatisticamente significativa. São elas: a variável gênero para a justiça procedimental, a variável turno para justiças procedimental e interacional e a variável reprovação para todas as três dimensões de justiça. Posteriormente, realizou-se a análise qualitativa. Os resultados mostram que os alunos associam a justiça no ambiente de aprendizagem, de maneira geral, principalmente com à figura do professor. Conclui-se, portanto, que para os estudantes de Ciências Contábeis do Estado de Minas Gerais, dentre os fatores analisados, foram poucos que influenciaram sua percepção de justiça. Foi possível perceber que o relacionamento entre professor e aluno, e a maneira como ele organiza o cronograma das aulas, têm mais influência na percepção de justiça dos alunos do que as variáveis testadas nos modelos propostos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subjectUniversidades Federaispt_BR
dc.subjectJustiça Ambiente de Aprendizagempt_BR
dc.subject.otherJustiça social Estudo e ensino (superior)pt_BR
dc.subject.otherContabilidade Estudo e ensinopt_BR
dc.titleInfluência do desempenho acadêmico na percepção de justiça no ambiente de aprendizagem: um estudo com alunos do curso de Ciências Contábeis em universidades federais mineiraspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final_10_08_17__5_.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.