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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Determinantes de processo de evasão de estudantes dos cursos de pós-graduação Stricto sensu em Contabilidade no Brasil
Authors: Victor Hugo Pereira
First Advisor: Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
First Referee: Bruna Camargos Avelino
Second Referee: Edgard Bruno Cornachione Junior
Abstract: Este estudo teve como objetivo geral buscar evidências que permitissem identificar quais são os fatores determinantes do processo de evasão de estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade no Brasil. A plataforma teórica discutiu teorias que buscam fundamentar o fenômeno da evasão universitária utilizando-se de modelos. Dentre elas, destacam-se as desenvolvidas por Tinto (1975, 1993, 1997), Spady (1970, 1971) e Bean (1980). Para atender aos objetivos, os proceder metodológico constitui-se de seis etapas, abordando aspectos tanto quantitativos quanto qualitativos. A amostra analisada foi de 619 pós-graduando e 41 evadidos dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade, que responderam aos instrumentos de coleta de dados, disponibilizado on-line. Nas três primeiras etapas foi utilizada estatística descritiva para caracterizar a amostra, descrever um perfil dos pós-graduandos com propensão a evadir dos cursos e identificar os motivos que os levaram a ingressarem nos cursos nos quais estão matriculados. A quarta etapa identificou os motivos que contribuiriam para a evasão de estudantes na percepção dos pós-graduandos. Foram elencados 22 motivos e solicitado que atribuísse, uma nota de (10) se o motivo contribuiria ou (1) se não contribuiria para a evasão do estudante. Na sequência, foi estimado um modelo de regressão logística, para verificar os fatores determinantes da evasão de estudantes dos cursos stricto sensu em Contabilidade e realizadas entrevistas com oito evadidos para identificar as causas que, efetivamente, levaram ao seu abandono. Como principais resultados ficou evidenciado que os principais motivos que levaram os pós-graduandos a ingressarem nos cursos foram: seguir a carreira acadêmica e o aumento da remuneração, nos cursos de mestrado e doutorado, e adquirir diferenciação profissional e seguir a carreira acadêmica, nos cursos de mestrado profissional. As dificuldades para acompanhar o curso devido ao tempo necessário para os estudos e as dificuldades para conciliar as atividades acadêmicas com as atividades profissionais foram avaliados pelos pós-graduandos como motivos que contribuiriam em alto grau para a evasão de estudantes dos cursos stricto sensu em Contabilidade. Por meio da estimação do modelo logit constatou-se que estudantes com maiores probabilidades de evadir dos cursos stricto sensu de Contabilidade, no Brasil são aqueles não bolsistas, com interstício de 12 meses desde o curso anterior e relativamente jovens. O modelo foi validado por meio de testes adequados a essa abordagem. Finalmente, por meio das entrevistas de oito estudantes, foi possível identificar que o estresse, problemas de saúde, depressão e problemas familiares foram dificuldades relatadas durante o curso, adicionais àquelas já relatadas. O amadurecimento, crescimento intelectual, conhecimento adquirido, racionalismo e o pragmatismo foram impactos percebidos pelos evadidos ao cursas essa modalidade de ensino, mesmo não chegando ao final. Os resultados mostraram, ainda, um mesmo perfil para indivíduos com predisposição a abandonar o curso e os que evadiram, efetivamente. Evidenciaram também o processo solitário da pesquisa acadêmica e a importância da convivência com os demais colegas da turma. Percebeu-se, finalmente, que nos cursos stricto sensu há o desenvolvimento do sujeito, mas com alto grau de sacrifício da vida pessoal.
Abstract: The objective of this study was to find evidence to identify determinants of the student dropout process of Brazilian stricto sensu graduate studies programs in Accounting. The theoretical platform has discussed hypothesis that seek to support the phenomenon of university dropout rates using models such as those developed by Tinto (1975, 1993, 1997), Spady (1970, 1971) and Bean (1980). In order to meet the objectives, the methodological approach consisted of six stages, addressing both quantitative and qualitative aspects. Wr have surveyed 619 graduate students and 41 dropouts from the stricto sensu graduate studies programs in Accounting, who responded to the data collection instruments made available online. In the first three stages, descriptive statistics were used to characterize the sample, describe a profile of graduate students with a dropout tendency and identify the reasons that led them to enroll in the program in the first place. The fourth step was to identify the reasons that contributed to student dropout in the perception of graduate students. Twenty-two possible reasons were listed and students were asked to rate them from 1 to 10 whether they contributed or not to student dropout. A logistic regression model was then estimated to verify the determinants of students dropout of stricto sensu programs in Accounting, and interviews with 8 dropouts were carried out to identify the causes that effectively led to their evasion. Results showed that the main reasons that led graduate students to enroll in the programs were: to follow the academic career and the increase in compensation, according to Academic Masters and Doctorate students; and to stand out professionally and follow the academic career, according to Professional Masters students. Difficulties to continue the program due to the time required for the studies and the hardship to reconcile academic activities with the professional ones were evaluated by the graduates as reasons that would highly contribute for the dropout of students of the stricto sensu programs in Accounting. By means of the estimation of the logit model, it was found that students with greatest probability of avoiding Brazilian stricto sensu programs in Accounting are non-scholarship students, with a gap of 12 months from the previous program, and relatively young subjects. The model was validated by means of suitable tests for this approach. Finally, after the interviewing of 8 students, it was possible to identify that distress, health problems, depression and family issues were difficulties reported during the program in addition to those already reported. The maturations, intellectual growth, acquired knowledge, rationalism and pragmatism were perceived impacts by those who attended the program, even though they could not reach the end. The results also showed the same profile for individuals predisposed to abandon the course and those who effectively evaded. They also demonstrated the solitary process of academic research and the importance of coexistence with other classmates. Finally, we have realized that in stricto sensu programs the subjects advance with a high degree of sacrifice of personal life.
Subject: Contabilidade Estudo e ensino (Pos-graduação)
Evasão escolar
Contabilidade
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BADGUS
Issue Date: 31-Jan-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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