Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BADPXJ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Perspectivas epistemológicas e pedagógicas da pesquisa em educação e tecnologias digitais: um estudo das dissertações de mestrado do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 2000 a 2014
Authors: Humberto Rocha de Souza
First Advisor: Antonio Julio de Menezes Neto
First Referee: Maria de Fatima Almeida Martins
Second Referee: Maria Nalva Rodrigues de Araújo Bogo
Abstract: A presente pesquisa se refere a uma das maiores problemáticas que envolvem o trabalho pedagógico, a inserção das tecnologias digitais nos processos de formação docente inicial e continuada. O objeto das reflexões foram seis dissertações de mestrado, elaboradas e defendidas no interior do programa de pós-graduação em educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre 2000 e 2014. Questionamos e refletimos sobre os fundamentos epistemológicos e pedagógicos relacionados à teoria do conhecimento das dissertações acerca da formação de professores, mediada pelas tecnologias digitais. Analisamos os limites e as possibilidades apresentadas para a compreensão e formação da categoria dos trabalhadores docentes. O objetivo consistiu em investigar quais as tendências e perspectivas epistemológicas e pedagógicas que fundamentam e orientam as pesquisas sobre tecnologia digital e formação de professores. As reflexões se pautaram nas seguintes questões: a) Quais abordagens metodológicas foram utilizadas nas dissertações de mestrado, defendidas e aprovadas no interior do programa de pós-graduação em educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais? b) Quais os Fundamentos pedagógicos defendidos nessas dissertações? c) Quais as tendências epistemológicas dessas pesquisas e quais relações estabelecem com os fundamentos pedagógicos defendidos nesses estudos? Apontamos que um dos aspectos estruturantes da produção do conhecimento sobre a formação de professores, mediada pelas tecnologias digitais e direcionada para a classe trabalhadora, enquadra-se em uma perspectiva dialética que rompa com o mundo fenomênico e fetichizado e centre-se na socialização e apropriação da base técnica científica, por meio de uma educação escolarizada que proporcione o acesso a todos
Abstract: This master's dissertation refers to one of the biggest problems involving pedagogical work and teaching training in contemporary form the insertion of digital technologies into the teaching processes is initial or continued. The object of the reflections were 06 master's dissertations elaborated and defended within the graduate program in Education of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) between 2000 and 2014. We question and reflect on the epistemological and pedagogical foundations related to the theory of knowledge of dissertations on the training of teachers mediated by digital technologies and what limits and possibilities they present to the Understanding and training of the teaching workers category. The objective was to investigate what the epistemological and pedagogical trends and perspectives that substantiate and guide the research on digital technology and teacher training. The reflections were based on the following questions: a) which methodological approaches were used in the master's dissertations defended and approved within the graduate program in Education of the Faculty of Education of the Federal University of Minas Gerais? B. What are the pedagogical foundations that are supported in these dissertations? C) What are the epistemological tendencies of these surveys and what relationships establish with the pedagogical foundations advocated in these studies? We point out that one of the structuring aspects of the production of knowledge about the training of teachers mediated by digital technologies directed to the working class falls into a dialectic perspective that breaks with the phenomenal world and Fetishized of the phenomenon investigated, centered on the socialization and appropriation of the scientific technical basis, through a school education that provides access to all.
Subject: Epistemologia
Professores Formação
Teoria do conhecimento
Educação
Pesquisa educacional
Tecnologia educacional
Pos-graduação Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BADPXJ
Issue Date: 5-Jul-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_de_humberto_vers_o_final.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.