Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BAMLD7
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | A cultura do lúdico: brincadeiras musicais tradicionais da infância em um contexto do ensino fundamental |
Autor(es): | Rodrigo Duarte Portela |
primer Tutor: | Vanessa Ferraz Almeida Neves |
primer Co-tutor: | Eugenio Tadeu Pereira |
primer miembro del tribunal : | Eugenio Tadeu Pereira |
Segundo miembro del tribunal: | Teresa Gontijo de Castro |
Tercer miembro del tribunal: | Maria Cristina Soares de Gouvea |
Resumen: | Este estudo tem como objetivo principal compreender o que são as brincadeiras musicais tradicionais da infância e quais os seus significados para as crianças, entre seis e oito anos, do contexto de uma escola pública de Belo Horizonte/MG. Procura-se, dessa maneira, entender de quais maneiras e em quais circunstâncias as crianças desse contexto se apropriam de tais brincadeiras, como elas as aprendem e as ensinam umas às outras, além das formas pelas quais essas brincadeiras afetam as relações das crianças que delas se apropriam. Para tanto, tomou-se como metodologia a perspectiva etnográfica em educação. A investigação dos momentos de brincadeira na escola, em que as crianças podiam escolher do que brincar, revelaram que as situações lúdicas infantis são permeadas por inúmeras questões relativas à sociabilidade, às questões de gênero, às relações de poder e ao desenvolvimento da criança em diversos aspectos (afetivo, cognitivo, social, cultural, artístico e outros) |
Abstract: | This research seeks primarily at understanding what constitutes the traditional childrens musical games and the meanings they acquire for children between six and eight years old, in the context of a public school of Belo Horizonte/MG. The purpose is to comprehend in which ways and in what circumstances children in this context appropriate such games, how they learn and teach to each other, as well as how childrens relations are affected by them. In order to achieve this purpose, the ethnographic perspective in education was taken as methodology. The investigation of the moments of playing in the school, in which children could choose to play, has revealed that children's play situations are permeated by innumerable questions related to sociability, gender issues, power relations and child development in many different aspects (affective, cognitive, social, cultural, artistic and others) |
Asunto: | Educação Relações etnicas Crianças Recreação Música na educação Jogos educativos Educação Ensino fundamental Educação Etnologia Educação Relações de gênero Educação de crianças Brincadeiras Recreação ao ar livre para crianças |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BAMLD7 |
Fecha del documento: | 24-ago-2018 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o___rodrigo__final12__________4.pdf | 7.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.