Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BAMN68
Type: Dissertação de Mestrado
Title: As estratégias de ensino utilizadas por dois professores de química para auxiliar no desenvolvimento de habilidades de visualização e representação molecular
Authors: Ariane Suelen Freitas Silva
First Advisor: Eduardo Fleury Mortimer
Abstract: Neste trabalho analisamos as estratégias utilizadas por professores de Química, para auxiliar no desenvolvimento das habilidades de visualização e representação molecular pelos estudantes. Além disso, investigamos, por meio da análise das entrevistas com os professores, aspectos da trajetória profissional que influenciaram suas práticas, delineando a performance atual deles. Baseamo-nos na Teoria da Ação Mediada proposta por Wertsch (1998) e suas propriedades: (i) tensão irredutível entre o agente e o instrumento de mediação, (ii) os instrumentos de mediação são materiais e (iii) os instrumentos de mediação restringem e permitem a ação. Selecionamos um professor de Química Geral da UFMG e uma professora de Química de uma escola do Ensino Médio da rede particular de Santa Luzia. No desenvolvimento dessa pesquisa, descrevemos as estratégias utilizadas pelos professores, ao agirem com as ferramentas de visualização, para evidenciar como eles auxiliam os estudantes a desenvolver habilidades de visualização e representação molecular em suas aulas de Química. Para isso, construímos mapas de episódios, mapas de codificação do uso das ferramentas de visualização ao longo das aulas analisadas, gráficos de percentual de uso das ferramentas de visualização, entre outros. Com isso, foi possível descrever as aulas analisadas, categorizar as ferramentas de visualização utilizadas e identificar as estratégias que cada um dos professores utilizou em suas aulas para favorecer aos estudantes o desenvolvimento das habilidades mencionadas. Os resultados da pesquisa mostraram que os professores planejam como e quando as ferramentas de visualização serão utilizadas em suas aulas. Portanto, a ordem em que elas aparecem é um fator essencial para alcançar os objetivos propostos pelos professores, mesmo que elas se apresentem como idiossincráticas. Constatamos que as ferramentas de visualização apresentam potencialidades próprias, restringindo ou permitindo a ação dos professores. Devido a essa propriedade da Ação Mediada, foi possível perceber a complementaridade no uso das diferentes ferramentas de visualização nas aulas dos professores analisados. Percebemos que várias estratégias poderiam possibilitar o desenvolvimento das habilidades de visualização molecular e/ou representação molecular. Algumas estratégias foram coincidentes para os professores. Esse fato pode indicar que potencialidades dessas ferramentas de visualização pode levar os professores a criar estratégias semelhantes para diminuir essas limitações. Percebemos que as ações dos professores em sala de aula, evidenciam a tensão irredutível entre o(a) professor(a) e as ferramentas de visualização. Acreditamos que os resultados deste trabalho trazem contribuições para a área do ensino de química por apresentar resultados significativos sobre as estratégias utilizadas por professores de química, de dois níveis de ensino, para ensinar conteúdos relacionados com o conceito molécula, tendo em vista o engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades
Abstract: In this work we analyze the strategies used by chemistry teachers to assist in the development of visualization skills and molecular representation by students. In addition, we investigated, through the analysis of interviews with teachers, aspects of the professional trajectory that influenced their practices, outlining their current performance. We rely on the Mediated Action Theory proposed by Wertsch (1998) and their properties: (i) irreducible tension between the agent and the mediation instrument, (ii) the mediation instruments are material, and (iii) the mediation instruments restrict and allow action. We selected a professor of General Chemistry at UFMG and a professor of chemistry at a high school in the private system of Santa Luzia. In the development of this research, we describe the strategies used by teachers, when acting with visualization tools, to evidence how they help students develop visualization and molecular representation skills in their Chemistry classes. To do this, we constructed episodic maps, coding maps of the use of visualization tools throughout the classes analyzed, graphs of percentage of use of visualization tools, among others. With this, it was possible to describe the analyzed classes, to categorize the visualization tools used and to identify the strategies that each of the teachers used in their classes to favor the students the development of the mentioned skills. The research results showed that teachers plan how and when the visualization tools will be used in their classrooms. Therefore, the order in which they appear is an essential factor in achieving the objectives proposed by teachers, even if they appear as idiosyncratic. We found that the visualization tools have their own potential, restricting or allowing the action of teachers. Due to this property of the Mediated Action, it was possible to perceive the complementarity in the use of the different visualization tools in the classes of the analyzed teachers. We realized that several strategies could allow the development of molecular visualization skills and / or molecular representation. Some strategies were coincidental for teachers. This fact may indicate that the potentialities of these visualization tools can lead teachers to create similar strategies to reduce these limitations. We perceive that the actions of teachers in the classroom, show the irreducible tension between the teacher and the visualization tools. We believe that the results of this work bring contributions to the area of chemistry teaching by presenting significant results on the strategies used by chemistry teachers, at two levels of teaching, to teach contents related to the molecule concept, with a view to engaging students and the development of skills
Subject: Quimica Estudo e ensino
Educação
Representação molecular
Ensino Meios auxiliares
Professores de quimica
Prática de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BAMN68
Issue Date: 29-Aug-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__oarianeimpressao______3.pdf4.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.