Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BBQGSJ
Type: Tese de Doutorado
Title: A configuração do trabalho docente na educação superior a distância: uma análise do trabalho do tutor
Authors: Mariana Novais Vieira
First Advisor: Eucidio Pimenta Arruda
First Referee: Antonio Julio de Menezes Neto
Second Referee: Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Third Referee: Daniel Ribeiro Silva Mill
metadata.dc.contributor.referee4: Inajara de Salles Viana Neves
Abstract: A presente pesquisa tem como tema o trabalho docente na educação superior, no âmbito da Educação a Distância (EaD). O objetivo deste trabalho foi compreender e analisar a configuração do trabalho do tutor nos cursos de graduação a distância das instituições públicas federais, tendo em vista as relações sociais que permeiam a realidade concreta e a política educacional de modo específico. As questões norteadoras deste estudo foram assim delineadas: Como se configura o trabalho docente, especificamente do tutor, nos cursos de graduação a distância das instituições públicas federais? O trabalho na EaD produziu algum tipo de mudança na configuração e na dinâmica do trabalho docente? Em quais condições se desenvolve o trabalho do tutor no contexto da EaD? Para tanto, foi realizado um estudo teórico, de caráter descritivo-analítico, orientado pelo materialismo histórico, a partir da revisão bibliográfica e da análise documental. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: (i) estudo teórico, para traçar a base de compreensão sobre o trabalho docente e a educação a distância nas relações sociais capitalistas; (ii) estudo documental das políticas de educação superior implementada nos anos de 1990 a 2016, em âmbito federal; (iii) análise das experiências de educação superior a distância, nacionais e internacionais, com foco no trabalho do tutor; (iv) problematização e análise crítica do trabalho do tutor nas instituições públicas federais, a partir das informações coletadas, tendo em vista a proposição de novas possibilidades para o trabalho do tutor. Como base no estudo realizado, foi possível concluir que o trabalho docente na educação superior pública a distância está sendo reconfigurado, potencializando novas formas de exploração e precarização, principalmente no que se refere ao trabalho do tutor, estando em consonância com os pressupostos do modelo de Estado gerencial, difundido a partir dos anos de 1990. Com a expansão da EaD, surge a figura imprescindível de um novo profissional: o tutor, que, apesar de exercer uma função inerente à docência, não é reconhecido legalmente como professor ou trabalhador, atuando como bolsista na esfera pública federal, o que demarca uma nova forma de exploração, precarização e terceirização do trabalho docente. Diante desse cenário, a EaD necessita ser institucionalizada como uma política educacional de Estado, com incorporação legal do tutor como trabalhador docente.
Abstract: The theme of this thesis regards the work performed in teaching in higher education in the scope of e-learning. The objective of this study is to understand and analyze the configuration of the tutor's work in the undergraduate distance courses of federal public institutions, regarding the social relations that permeate concrete reality and educational policies in a specific way. The guiding questions of this study are as follows: How is the work of a teacher, specifically the tutor, configured in the undergraduate distance courses of federal public institutions? Has the work in e-learning caused any kind of change in the configuration and dynamics of the work of a teacher? Under what conditions does the tutor's work develop in the context of e-learning? In order to do that, a theoretical descriptive-analytical study guided by historical materialism was carried out based on a literature review and documentary analysis. The following methodological procedures were used: (i) theoretical study, so as to draw a basis for understanding the work of the tutor and e-learning in capitalist social relations; (ii) a documentary study of higher education policies implemented from 1990 to 2016 at the federal level; (iii) analysis of experiences in higher education, both in the national and international levels, focusing on the work of tutors; (iv) problematization and critical analysis of the work of tutors in federal public institutions, based on the information collected, aiming to propose new possibilities for that work. Based on the study carried out, it was possible to conclude that the public higher education teaching work, in terms of e-learning, is being reconfigured, boosting new ways of labor exploitation and deterioration, especially when it comes to the work of tutors, being in line with the assumptions in the model of management status, made public since the 1990s. With the increase of e-learning, the indispensable figure of a new professional emerges: the tutor, who despite exercising a function inherent to teaching, they aren't legally recognized as teachers or workers, acting as a scholar in the federal public sphere, which demarcates a new form of exploitation, deteriorating and outsourcing of teaching work. In this scenario, e-learning must be institutionalized as an educational policy of the State, with the legal incorporation of the tutor as a teaching worker.
Subject: Professores Formação
Ensino à distância
Educação
Ensino superior
Educação aberta
Prática de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BBQGSJ
Issue Date: 19-Feb-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_final.pdf19.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.