Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BCEJUW
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A educação em saúde na formação de professores de biologia: o caso do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFMG
Autor(es): Fabio Brandao Vieira
Primeiro Orientador: Luciana Moro
Primeiro membro da banca : Julio Emilio Diniz Pereira
Segundo membro da banca: Marina de Lima Tavares
Resumo: Disciplinas que abordem a Educação em Saúde durante a formação docente são importantes para a conscientização sobre os pressupostos e os objetivos desse campo. É importante que os futuros professores tenham contato com essa área e sejam estimulados a trabalhar o tema saúde. O objetivo deste trabalho é investigar as concepções dos estudantes sobre a Educação em Saúde na escola e da inserção dessa temática no currículo do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. Além disso, buscou-se testar e analisar atividades que envolvam o tema saúde na escola. Foram utilizados questionários para captar o olhar dos graduandos sobre o tema, foi analisado o Projeto Político Pedagógico do curso, foram elaboradas, aplicadas e avaliadas estratégias pedagógicas, como memoriais, planos de aula interdisciplinares e projetos de trabalho. Verificou-se que a assimilação de conceitos e ideias sobre Educação em Saúde pelos estudantes ainda é emergente e pequena coincidindo com a análise do Projeto Político Pedagógico de tal graduação que mostrou que a temática investigada é pouco explorada e só ocorre em uma disciplina optativa. Constatou-se que a maioria dos licenciandos compreende as ideias chave da Educação em Saúde, mas ainda possui dificuldades de compreender esse campo de atuação. Como discussão levantou-se a necessidade da ampliação da abordagem desse tema na universidade uma vez que, segundo os estudantes e as análises realizadas, isso ainda ocorre com pequena expressividade.
Assunto: Ensino
Capacitação de professores
Educação em saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BCEJUW
Data do documento: 17-Abr-2018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_final_f_bio_br.pdf1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.