Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BCEJUW
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luciana Moropt_BR
dc.contributor.referee1Julio Emilio Diniz Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.creatorFabio Brandao Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T14:20:08Z-
dc.date.available2019-08-13T14:20:08Z-
dc.date.issued2018-04-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-BCEJUW-
dc.description.resumoDisciplinas que abordem a Educação em Saúde durante a formação docente são importantes para a conscientização sobre os pressupostos e os objetivos desse campo. É importante que os futuros professores tenham contato com essa área e sejam estimulados a trabalhar o tema saúde. O objetivo deste trabalho é investigar as concepções dos estudantes sobre a Educação em Saúde na escola e da inserção dessa temática no currículo do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. Além disso, buscou-se testar e analisar atividades que envolvam o tema saúde na escola. Foram utilizados questionários para captar o olhar dos graduandos sobre o tema, foi analisado o Projeto Político Pedagógico do curso, foram elaboradas, aplicadas e avaliadas estratégias pedagógicas, como memoriais, planos de aula interdisciplinares e projetos de trabalho. Verificou-se que a assimilação de conceitos e ideias sobre Educação em Saúde pelos estudantes ainda é emergente e pequena coincidindo com a análise do Projeto Político Pedagógico de tal graduação que mostrou que a temática investigada é pouco explorada e só ocorre em uma disciplina optativa. Constatou-se que a maioria dos licenciandos compreende as ideias chave da Educação em Saúde, mas ainda possui dificuldades de compreender esse campo de atuação. Como discussão levantou-se a necessidade da ampliação da abordagem desse tema na universidade uma vez que, segundo os estudantes e as análises realizadas, isso ainda ocorre com pequena expressividade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectformação inicialpt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subject.otherEnsinopt_BR
dc.subject.otherCapacitação de professorespt_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.titleA educação em saúde na formação de professores de biologia: o caso do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFMGpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final_f_bio_br.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.