Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/CSPO-6W3F84
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A percepção dos clientes quanto à qualidade dos sites na Internet: aplicação e validação do modelo WebQual
Authors: Walter Romano Curi
First Advisor: Carlos Alberto Goncalves
First Referee: Jose Edson Lara
Second Referee: Tarcísio Afonso
Abstract: A Tecnologia da Informação trouxe muitas mudanças em relação à maneira como as empresas interagem com seus consumidores. Nesse processo, a Internet emergiu como um importante componente das estratégias de negócios. O progressivo aumento do número de brasileiros conectados à rede e o crescente faturamento do e-commerce no país evidenciam a necessidade por parte das organizações aprimorarem o desenvolvimento de sua atuação on-line. No campo do comportamento do consumidor, identificar a percepção dos clientes quanto à qualidade dos serviços oferecidos na Internet tornou-se objeto de estudo de diversos autores. Especificamente quanto à mensuração da qualidade dos web sites e à conseqüente intenção dos clientes de retornarem a eles, Loiacono (2000) desenvolveu o modelo WebQual. A presente pesquisa busca validar este modelo em um contexto brasileiro, a partir da mensuração da percepção de usuários de um portal regional. Buscou-se identificar quais são os principais fatores presentes no site que motivam um consumidor a visitá-lo novamente. Os resultados obtidos por meio deste levantamento possibilitaram a sugestão de ajustes no modelo WebQual para sua aplicação em uma realidade brasileira, bem como orientaram pesquisadores e executivos quanto aos critérios mais relevantes para os consumidores na avaliação de um web site.
Subject: Administração
Marketing
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/CSPO-6W3F84
Issue Date: 24-Mar-2006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
walter_curi.pdf713.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.