Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QGML
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem
Autor(es): Margarete Von Muhlen Poll
Primeiro Orientador: Luiz Carlos de Assis Rocha
Primeiro membro da banca : Evandro Silva Martins
Segundo membro da banca: Monica Mano Trindade
Terceiro membro da banca: Maria Beatriz Nascimento Decat
Quarto membro da banca: Delaine Cafiero Bicalho
Resumo: O eixo desta tese é o ensino de norma padrão, que encontra lugar através do ensino das regras e da metalinguagem veiculadas pelos compêndios de gramática normativa. Esta tese procura investigar por que o ensino de gramática normativa continua pautando as aulas de Língua Portuguesa nas escolas mesmo após a Lingüística ter apontado as falhas desses compêndios. Trabalhamos com a hipótese de que são quatro os principais fatores que levam à continuidade desse ensino. Essa hipótese coloca as publicações na área dos estudos da Lingüística no centro da discussão. Assim, a tese trabalhará com publicações na área da Lingüística Teórica e da Lingüística Aplicada que discutem o conceito de norma padrão ou outras terminologiasempregadas em referência à norma lingüística de prestígio e seu ensino. O trabalho divideseem sete seções, que abordam, em linhas gerais, o surgimento do normativismo lingüístico e o questionamento do mesmo.
Abstract: The axis of the present dissertation is the teaching of standard norm through the rules and metalinguistic analysis conveyed by normative grammar books. This dissertation investigates why current teaching practice is still based on standardizing grammar books, even after theirflaws have been identified by Linguistics. Four factors are presented as the major causes for such continuity. The literature in the field of Linguistics is in the center of that discussion, which is informed by the Theoretical Linguistics and Applied Linguistics literature whichcomplicate the concept of standard norm or similar terms used to refer to educated language standards as well as its teaching. This study is divided into seven sections which outline the emergence of the concern for the standard norm and the more recent resistant to it.
Assunto: Língua portuguesa Normalização
Língua portuguesa Idiotismos, correções, erros
Lingüística
Língua padrão
Língua portuguesa Estudo e ensino
Lingua portuguesa Gramática Estudo e ensino
Sociolingüística
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QGML
Data do documento: 12-Dez-2008
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