Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8DPP4M
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A Retextualização de Texto do Gênero Infográfico: uma análise da estrutura retórica
Authors: Maria Carmen de Oliveira
First Advisor: Maria Beatriz Nascimento Decat
First Referee: Juliano Desiderato Antônio
Second Referee: Regina Lucia Peret Dell Isola
Abstract: Nesta dissertação, investiga-se a produção de redações escolares resultantes da atividade de retextualização de um infográfico, ou seja, a transformação de um texto em outro texto. Procura-se, com ela, configurar um panorama das operações envolvidas na atividadecitada, por meio da Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory RST). Esta é uma teoria que explica a estrutura do texto partindo de relações que se estabelecem recursivamente entre partes sucessivamente maiores de um texto. Observa-se, então, quaisas relações retóricas presentes no infográfico e quais as presentes nas redações escolares, de modo a estabelecer um comparativo entre os dois textos ao se investigar em que grau foi mantida a estrutura retórica. O corpus trabalhado constitui-se de 13 redações escolares, elaboradas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em sala de aula. O quadro teórico-metodológico desta pesquisa apoia-se, por um lado, nos fundamentos da Linguística Textual no que concerne aos aspectos gerais da produção de texto e à atividade de retextualização; e, por outro, nos fundamentos do Funcionalismo, por meio da RST. A análise revelou que os alunos conseguiram compreender o infográfico como um texto eforam capazes de construir textos coesos e coerentes a partir desse texto lido. Conclui-se, assim, que a retextualização pode ser utilizada de modo bastante produtivo em sala de aula e que a RST é uma teoria que pode ser utilizada no estudo da coesão e coerência de um texto.
Abstract: This research investigates the production of school essays resulting from the activity of transformation of a given text into another text (re-textualization), the text which is retextualizated belongs to the genre infographic. The aim is to draw a picture of the operations involved in that activity, using the Rhetorical Structure Theory RST. This is atheory that explains the text structure by using relations that occur recursively between successively larger parts of a text. Then, we observe wich are the rhetorical relations in the infographic and which are in the school compositions in order to establish a comparative between the two texts while investigating in which degree the rethorical structure was kept.The corpus worked comprises 13 school compositions written by students of the ninth year of schooling in Brazil, in regular classroom settings. The theoretical and methodological framework of this investigation is funded, by one side, in Textual Linguistics concerningthe general aspects of text production and in the activity of e-textualization; by the other side, on the Functionalism studies through the RST. The analyses revealed that the students could understand the infographic as a text and they were able to construct coherent andcohesive texts. As conclusion, we can say that re-textualization can be used in a very productive way in classroom and that RST is a theory that can be used in the study of texts coherence and cohesion.
Subject: Lingüística
Comunicação não-verbal
Análise do discurso narrativo
Competência comunicativa
Comunicação escrita
Gêneros textuais
Semiótica
Retorica
Lingüística textual
Prosa escolar
Produção de textos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8DPP4M
Issue Date: 24-Jun-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1362m.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.