Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/DIRS-BCCLHY
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O espetáculo do gênero: fé, dinheiro e desejo na disputa global e local da "ideologia de gênero" no marco de uma teoria performativa da política e do direito
Authors: Igor Campos Viana
First Advisor: Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira
First Co-advisor: Marco Aurelio Maximo Prado
First Referee: Maria Fernanda Salcedo Repoles
Second Referee: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Abstract: O Espetáculo do Gênero é uma dissertação que assume a metáfora do espetáculo teatral para criar uma narrativa sobre a disputa pelos quadros deinteligibilidade do gênero na virada do século XX para o século XXI. Dialogandocom o aparato teórico de Judith Butler, o trabalho realiza uma reflexão sobre osefeitos do combate à ideologia de gênero para a constituição dos regimes deaparecimento público dos corpos. Na primeira cena, Gênesis, apresentamos a origeminternacional da cruzada antigênero protagonizada pelo Vaticano na década de 1990.Na segunda cena, Tupiniquins, as personagens do caso brasileiro do combate àideologia de gênero ganham voz e nos apresentam suas perspectivas sobre esseembate. Na terceira e última cena, Dramaturgia, o narrador, despido, apresenta suaversão da disputa, de forma a promover um encontro das duas cenas anteriores esomar-se ao conjunto de narrativas já apresentadas por pesquisadores tupiniquins.Assumindo que o gênero é constitutivo das lentes de inteligibilidade sociais do mundomoderno, atravessando e ordenando os seus processos de subjetivação, o argumentocentral da nossa dramaturgia repousa na afirmação de que a disputa pelo gênero é,antes de tudo, uma disputa por projetos políticos de poder. Projetos que podem serbalizados pelo caráter autoritário de uma eterna busca da unicidade orgânica perdidaou pelo caráter democrático de um permanente devir rearticulador dasinteligibilidades sociais. Esse é o embate de um espetáculo em aberto.
Abstract: The Gender Spectacle is a masters thesis that incorporates themetaphor of a theatrical spectacle to create a narrative on the dispute forthe frameworks of gender intelligibility at the turn from the 20th to the 21st century.In a dialogue with the theoretical apparatus of Judith Butler, the work proposes areflection on the effects of the battle on gender-ideology in the constitution ofregimes of public apparition of bodies. In the first scene, Genesis, we portray theinternational origin of the anti-gender crusade led by the Vatican in the 1990s. In thesecond scene, Tupiniquins, the characters in the Brazilian scenario of combat togender-ideology emerge and speak of their perspectives on such strife. In the thirdand last scene, Dramaturgy, the narrator, undressed, presents his version of thedispute, in a way to bring together the two previous scenes and add their contributionto the set of narratives presented to date by Brazilian researchers. We base on theassumption that gender is constitutive of the social intelligibility lenses in the modernworld, weaving and ordering its processes of subjectivation. Therefore, the centralargument of our dramaturgy lays on the statement that the dispute of gender is, firstand foremost, a dispute for projects of political power. Projects that may be steered bythe authoritarian character of an eternal quest of the lost organic unicity or by thedemocratic character of a permanent rearticulating becoming of social intelligibilities.Such is the conflict of an open spectacle.
Subject: Relações de gênero
Direito
Corpo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/DIRS-BCCLHY
Issue Date: 5-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_espet_culo_do_g_nero___vers_o__final.pdf4.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.