Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EABA-6ABMUH
Tipo: Tese de Doutorado
Título: O Conhecimento Matemático do Professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica
Autor(es): Plinio Cavalcanti Moreira
Primeiro Orientador: Maria Manuela Martins Soares David
Primeiro membro da banca : Dário Fiorentini
Segundo membro da banca: Vicente Garnica
Terceiro membro da banca: Marcio Gomes Soares
Quarto membro da banca: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Quinto membro da banca: Arnaldo de Moura Vaz da Silva
Resumo: Neste trabalho examinamos o processo de formação no curso de licenciatura em matemática, analisando as relações entre os conhecimentos matemáticos veiculados nesse processo e as questões que se colocam na prática docente escolar. O curso de licenciatura tomado como referência na pesquisa foi o diurno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o estudo restringiu-se ao tema Números. As fontes e os instrumentos foram: questionários e entrevistas, documentos do curso de licenciatura da UFMG, livros didáticos escolares, textos utilizados como referências básicas nas disciplinas do curso, a literatura de pesquisa em educação matemática. Partindo de uma perspectiva teórica em que se distingue a matemática escolar da matemática científica ou acadêmica, descrevemos o conhecimento sobre os números veiculado no curso e o confrontamos com as questões que a literatura de pesquisa indica como envolvidas na prática do professor de matemática da escola básica. As análises dos dados convergem para a conclusão geral de que o conhecimento matemático é trabalhado no processo de formação a partir da perspectiva e dos valores da matemática acadêmica, ignorando-se importantes questões escolares que não se ajustam a essa perspectiva e a esses valores. A implicação imediata do trabalho para o processo de formação de professores refere-se à necessidade de um redimensionamento da formação matemática de modo a equacionar adequadamente os papéis da matemática escolar e da matemática científica nesse processo.
Assunto: Matematica Estudo e ensino
Prática pedagógica
Numeros reais
Professor Formação profissional
Números racionais
Escolas
Numeros naturais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EABA-6ABMUH
Data do documento: 21-Out-2004
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000000078.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.