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http://hdl.handle.net/1843/EABA-6ABMUH
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | O Conhecimento Matemático do Professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica |
Autor(es): | Plinio Cavalcanti Moreira |
Primeiro Orientador: | Maria Manuela Martins Soares David |
Primeiro membro da banca : | Dário Fiorentini |
Segundo membro da banca: | Vicente Garnica |
Terceiro membro da banca: | Marcio Gomes Soares |
Quarto membro da banca: | Maria da Conceicao F Reis Fonseca |
Quinto membro da banca: | Arnaldo de Moura Vaz da Silva |
Resumo: | Neste trabalho examinamos o processo de formação no curso de licenciatura em matemática, analisando as relações entre os conhecimentos matemáticos veiculados nesse processo e as questões que se colocam na prática docente escolar. O curso de licenciatura tomado como referência na pesquisa foi o diurno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o estudo restringiu-se ao tema Números. As fontes e os instrumentos foram: questionários e entrevistas, documentos do curso de licenciatura da UFMG, livros didáticos escolares, textos utilizados como referências básicas nas disciplinas do curso, a literatura de pesquisa em educação matemática. Partindo de uma perspectiva teórica em que se distingue a matemática escolar da matemática científica ou acadêmica, descrevemos o conhecimento sobre os números veiculado no curso e o confrontamos com as questões que a literatura de pesquisa indica como envolvidas na prática do professor de matemática da escola básica. As análises dos dados convergem para a conclusão geral de que o conhecimento matemático é trabalhado no processo de formação a partir da perspectiva e dos valores da matemática acadêmica, ignorando-se importantes questões escolares que não se ajustam a essa perspectiva e a esses valores. A implicação imediata do trabalho para o processo de formação de professores refere-se à necessidade de um redimensionamento da formação matemática de modo a equacionar adequadamente os papéis da matemática escolar e da matemática científica nesse processo. |
Assunto: | Matematica Estudo e ensino Prática pedagógica Numeros reais Professor Formação profissional Números racionais Escolas Numeros naturais |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EABA-6ABMUH |
Data do documento: | 21-Out-2004 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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