Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/EABA-6ABMUH
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Manuela Martins Soares David | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dário Fiorentini | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vicente Garnica | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Marcio Gomes Soares | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Maria da Conceicao F Reis Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Arnaldo de Moura Vaz da Silva | pt_BR |
dc.creator | Plinio Cavalcanti Moreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T23:24:22Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T23:24:22Z | - |
dc.date.issued | 2004-10-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/EABA-6ABMUH | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho examinamos o processo de formação no curso de licenciatura em matemática, analisando as relações entre os conhecimentos matemáticos veiculados nesse processo e as questões que se colocam na prática docente escolar. O curso de licenciatura tomado como referência na pesquisa foi o diurno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o estudo restringiu-se ao tema Números. As fontes e os instrumentos foram: questionários e entrevistas, documentos do curso de licenciatura da UFMG, livros didáticos escolares, textos utilizados como referências básicas nas disciplinas do curso, a literatura de pesquisa em educação matemática. Partindo de uma perspectiva teórica em que se distingue a matemática escolar da matemática científica ou acadêmica, descrevemos o conhecimento sobre os números veiculado no curso e o confrontamos com as questões que a literatura de pesquisa indica como envolvidas na prática do professor de matemática da escola básica. As análises dos dados convergem para a conclusão geral de que o conhecimento matemático é trabalhado no processo de formação a partir da perspectiva e dos valores da matemática acadêmica, ignorando-se importantes questões escolares que não se ajustam a essa perspectiva e a esses valores. A implicação imediata do trabalho para o processo de formação de professores refere-se à necessidade de um redimensionamento da formação matemática de modo a equacionar adequadamente os papéis da matemática escolar e da matemática científica nesse processo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject.other | Numeros reais | pt_BR |
dc.subject.other | Professor Formação profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Números racionais | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas | pt_BR |
dc.subject.other | Numeros naturais | pt_BR |
dc.title | O Conhecimento Matemático do Professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2000000078.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.