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dc.contributor.advisor1Maria Manuela Martins Soares Davidpt_BR
dc.contributor.referee1Dário Fiorentinipt_BR
dc.contributor.referee2Vicente Garnicapt_BR
dc.contributor.referee3Marcio Gomes Soarespt_BR
dc.contributor.referee4Maria da Conceicao F Reis Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee5Arnaldo de Moura Vaz da Silvapt_BR
dc.creatorPlinio Cavalcanti Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T23:24:22Z-
dc.date.available2019-08-12T23:24:22Z-
dc.date.issued2004-10-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EABA-6ABMUH-
dc.description.resumoNeste trabalho examinamos o processo de formação no curso de licenciatura em matemática, analisando as relações entre os conhecimentos matemáticos veiculados nesse processo e as questões que se colocam na prática docente escolar. O curso de licenciatura tomado como referência na pesquisa foi o diurno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o estudo restringiu-se ao tema Números. As fontes e os instrumentos foram: questionários e entrevistas, documentos do curso de licenciatura da UFMG, livros didáticos escolares, textos utilizados como referências básicas nas disciplinas do curso, a literatura de pesquisa em educação matemática. Partindo de uma perspectiva teórica em que se distingue a matemática escolar da matemática científica ou acadêmica, descrevemos o conhecimento sobre os números veiculado no curso e o confrontamos com as questões que a literatura de pesquisa indica como envolvidas na prática do professor de matemática da escola básica. As análises dos dados convergem para a conclusão geral de que o conhecimento matemático é trabalhado no processo de formação a partir da perspectiva e dos valores da matemática acadêmica, ignorando-se importantes questões escolares que não se ajustam a essa perspectiva e a esses valores. A implicação imediata do trabalho para o processo de formação de professores refere-se à necessidade de um redimensionamento da formação matemática de modo a equacionar adequadamente os papéis da matemática escolar e da matemática científica nesse processo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática escolarpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática acadêmicapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subject.otherMatematica Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPrática pedagógicapt_BR
dc.subject.otherNumeros reaispt_BR
dc.subject.otherProfessor Formação profissionalpt_BR
dc.subject.otherNúmeros racionaispt_BR
dc.subject.otherEscolaspt_BR
dc.subject.otherNumeros naturaispt_BR
dc.titleO Conhecimento Matemático do Professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básicapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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