Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EABA-93RGRB
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aniura Milanes Barrientospt_BR
dc.contributor.advisor-co1Nora Olinda Cabrera Zunigapt_BR
dc.contributor.referee1Alberto Berly Sarmiento Verapt_BR
dc.contributor.referee2Nora Olinda Cabrera Zunigapt_BR
dc.creatorPaulo Érison Cavalcante de Oliveira Tataiapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:27:43Z-
dc.date.available2019-08-13T21:27:43Z-
dc.date.issued2012-12-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EABA-93RGRB-
dc.description.abstractThe purpose of this monograph is to propose the development of activities that challenge and motivate both teachers and students to study, learn and understand the contents of Combinatorial Analysis in Average Teaching; as an tool that facilitates the relationship between teaching and learning of teachers and learners. The reason that motivated of this monograph work was the fact that much of the mathematics teachers of Average Education consider the Combinatorial Analysis as something complicated to be taught; beyond the issue of the difficulties of understanding on the part of students who are driven to memorization formulas and their implementation to solving exercises to understand this content. Initially, we introduce some concepts that will serve as an aid for the teacher to work in the proposed activities to be undertaken along with the students. Thus, we prepared a guide for the teacher presenting a way that it can work each proposed activity that involves counting problems in the classroom and gave up a sheet with the activity printed so that students can explore the problem. Was sought activities present teachers effective strategies that can be used for teaching combinatorial and to help students better understand the counting problems using logical thinking. Keywords:pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta monografia é propor o desenvolvimento de atividades que desafiem e motivem tanto professores como alunos a estudarem, aprenderem e entenderem o conteúdo de Análise Combinatória no Ensino Médio; como um instrumento que facilite a relação entre o ensino do docente e a aprendizagem do discente. A razão que motivou este trabalho de monografia foi o fato de que boa parte dos professores de matemática do Ensino Médio consideram a Análise Combinatória como algo complicado de ser ensinado; além da questão das dificuldades de entendimento por parte dos alunos que são induzidos à memorização de fórmulas e a aplicação das mesmas à resolução dos exercícios para compreenderem esse conteúdo. Para isso, inicialmente apresentaremos alguns conceitos que servirão como um auxílio para que o professor possa trabalhar nas atividades propostas a serem desenvolvidas juntamente com os alunos. Dessa maneira, elaborou-se um guia para o professor apresentando uma forma para que ele possa trabalhar cada atividade proposta que envolve problemas de contagem em sala de aula e forneceu-se uma folha com a atividade impressa para que os alunos possam explorar o problema. Buscou-se com as atividades apresentar aos docentes estratégias eficientes que podem ser utilizadas para o ensino de combinatório e ajudar aos discentes a compreenderem melhor os problemas de contagem utilizando o raciocínio combinatório.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectatividades propostas e raciocínio combinatóriopt_BR
dc.subjectensino médiopt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subject.otherÁlgebrapt_BR
dc.subject.otherAnálise combinatóriapt_BR
dc.titleAnálise combinatória para o ensino médiopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Matemática Para Professores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_pauloerisson.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.