Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9DEJDW
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Atividades exploratórias sobre plano cartesiano para o ensino de geometria analítica na educação de jovens e adultos
Autor(es): Nathalia Aparecida Alves de Castro Santos
primer Tutor: Ana Rafaela Correia Ferreira
primer miembro del tribunal : André Augusto Deodato
Segundo miembro del tribunal: Warley Machado Correia
Resumen: Esta pesquisa apresenta uma abordagem investigativa sobre a Geometria Analítica, tendo como foco principal a marcação de pontos no plano cartesiano. Foi realizada uma série com três atividades aplicadas em uma turma de 3º ano do Ensino Médio na modalidade EJA, de uma escola estadual de Minas Gerais. A sequência proposta envolveu desde uma atividade lúdica até a resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para analisar os resultados das tarefas, nos baseamos no estudo de textos referentes ao ensino da matemática, ao ensino de matemática na EJA e estudos sobre a EJA de forma geral. Os resultados encontrados parecem revelar as potencialidades do trabalho com atividades de abordagem investigativa nas aulas da EJA. no 3º ano do Ensino Médio na modalidade EJA.
Abstract: This research presents an investigative approach on the Analytic Geometry, focusing mainly marking points in the Cartesian plane. We performed a series with three activities implemented in a class of 3rd year of high school in the EJA, a state school in Minas Gerais. The proposed sequence involved from a leisure activity to the resolution of issues of National Secondary Education Examination (ENEM). To analyze the results of the tasks, we rely on the study of texts related to teaching mathematics, teaching mathematics in adult education and studies on the EJA in general. The results seem to reveal the potential of working with activities investigative approach in adult education classes. in the 3rd year of high school in the EJA.
Asunto: Matemática
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9DEJDW
Fecha del documento: 9-oct-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Matemática Para Professores

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_nathaliaaparecida.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.