Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9DVPFM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Warley Machado Correiapt_BR
dc.contributor.referee1Paula Resende Adelinopt_BR
dc.contributor.referee2André Augusto Deodatopt_BR
dc.creatorTabata Chaves Fagundes Lelespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T08:16:57Z-
dc.date.available2019-08-13T08:16:57Z-
dc.date.issued2013-11-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EABA-9DVPFM-
dc.description.abstractThis study aims to analyze three mathematics textbooks recommended by the PNLD 2011 to analyze and understand the teaching strategies and learning theme similar triangles. The textbook is an important ally of the teacher in the classroom and similar triangles is a topic of Geometry with various application areas. For its development we support in the mainly theoretical and the following documents: Chevallard within the didactics of mathematics, Polya and Onuchiq in Troubleshooting and especially the National Curricular Parameters of Mathematics, main guiding teacher. Moreover, we also noticed a gradual change in actions that demonstrate a concern with the quality of educational books. This evolution of the evaluation of mathematics textbooks for adoption by PNLD/2011 in public elementary schools system is also discussed. At the end of the work done is a comparison chart that tells us what works respond positively and negatively to the issues raised and analyzed.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar três livros didáticos de matemática, recomendados pelo PNLD de 2011 para analisar e compreender as estratégias de ensino e de aprendizagem do tema Semelhança de Triângulos. O livro didático é um importante aliado do professor na sala de aula e a semelhança de triângulos é um tópico da Geometria com aplicação em diversas áreas. Para o desenvolvimento do mesmo nos respaldamos, principalmente, nos seguintes documentos e teóricos: Chevallard, no âmbito da Didática da Matemática, Polya e Onuchiq na Resolução de Problemas e, principalmente os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, principal norteador do professor. Além disso, notamos também uma mudança gradual de ações que demonstram uma preocupação com a qualidade pedagógica dos livros. Essa evolução do sistema de avaliação dos livros-texto de Matemática pelo PNLD/2011 para adoção nas escolas públicas do ensino fundamental também é discutida. Ao final do trabalho é feito um quadro comparativo que nos relata quais obras respondem positivamente e negativamente às questões levantadas e analisadas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectSemelhança de Triângulospt_BR
dc.subject.otherMatemáticapt_BR
dc.subject.otherMatemática Ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.titleAs estratégias didáticas abordadas para o ensino de semelhança de triângulo em alguns livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Matemática Para Professores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_tabata_corrigida__1_.pdf993.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.