Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9DVPFM
Tipo: Monografias de Especialização
Título: As estratégias didáticas abordadas para o ensino de semelhança de triângulo em alguns livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Fundamental
Autor(es): Tabata Chaves Fagundes Leles
Primeiro Orientador: Warley Machado Correia
Primeiro membro da banca : Paula Resende Adelino
Segundo membro da banca: André Augusto Deodato
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar três livros didáticos de matemática, recomendados pelo PNLD de 2011 para analisar e compreender as estratégias de ensino e de aprendizagem do tema Semelhança de Triângulos. O livro didático é um importante aliado do professor na sala de aula e a semelhança de triângulos é um tópico da Geometria com aplicação em diversas áreas. Para o desenvolvimento do mesmo nos respaldamos, principalmente, nos seguintes documentos e teóricos: Chevallard, no âmbito da Didática da Matemática, Polya e Onuchiq na Resolução de Problemas e, principalmente os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, principal norteador do professor. Além disso, notamos também uma mudança gradual de ações que demonstram uma preocupação com a qualidade pedagógica dos livros. Essa evolução do sistema de avaliação dos livros-texto de Matemática pelo PNLD/2011 para adoção nas escolas públicas do ensino fundamental também é discutida. Ao final do trabalho é feito um quadro comparativo que nos relata quais obras respondem positivamente e negativamente às questões levantadas e analisadas.
Abstract: This study aims to analyze three mathematics textbooks recommended by the PNLD 2011 to analyze and understand the teaching strategies and learning theme similar triangles. The textbook is an important ally of the teacher in the classroom and similar triangles is a topic of Geometry with various application areas. For its development we support in the mainly theoretical and the following documents: Chevallard within the didactics of mathematics, Polya and Onuchiq in Troubleshooting and especially the National Curricular Parameters of Mathematics, main guiding teacher. Moreover, we also noticed a gradual change in actions that demonstrate a concern with the quality of educational books. This evolution of the evaluation of mathematics textbooks for adoption by PNLD/2011 in public elementary schools system is also discussed. At the end of the work done is a comparison chart that tells us what works respond positively and negatively to the issues raised and analyzed.
Assunto: Matemática
Matemática Ensino
Ensino médio
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9DVPFM
Data do documento: 27-Nov-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Matemática Para Professores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_tabata_corrigida__1_.pdf993.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.