Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9GXP45
Type: Monografias de Especialização
Title: Cálculo das proficiências dos alunos de MG na prova de matemática do ENEM de 2011 através de um modelo da Teoria de Resposta ao Item
Authors: Fabricia Gomes Moreira
First Advisor: Ricardo Tavares
First Referee: Jussara de Matos Moreira
Second Referee: Alberto Berly Sarmiento Vera
Abstract: O presente trabalho na área de avaliação educacional aborda o cálculo das proficiências dos alunos de Minas Gerais que fizeram a prova de Matemática do ENEM/2011 usando um modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que supõeque o desempenho de um avaliado em um teste pode ser predito (ou explicado) pela proficiência (habilidade) e pelas características dos itens do teste. A TRI tem contribuído com modelos que representam a relação entre a probabilidade de um indivíduo responder corretamente a um item e suas habilidades na área em que está sendo avaliado. Adotou-se o modelo logístico com 3 parâmetros que descreve a relação entre a habilidade do indivíduo examinado e a probabilidade de uma resposta correta com três parâmetros: dificuldade, discriminação e casualidade. Esta monografia apresenta um estudo da Teoria de Resposta ao Item aplicada aos microdados dos 438.974 alunos que fizeram a inscrição nos 853 municípios de Minas Gerais. Os resultados mostraram que as proficiências estimadas para o sexo masculino foram maiores que para o feminino. Com relação à rede administrativa de ensino, os melhores desempenhos foram observados nos alunos da rede Federal, seguido daqueles da particular, depois municipal, e por último, estadual.Observou-se ainda que as maiores proficiências foram registradas nos municípios maiores. Para leitura e formatação do banco de dados foi utilizado o software SPSS, enquanto que a análise da modelagem via TRI foi realizada pelo BILOG e a visualização dos dados através de tabelas, gráficos e mapas foi obtida usando o ambiente computacional R.
Abstract: This study in the area of educational assessment discusses the calculation of proficiencies of students from Minas Gerais who made the Mathematics exam of ENEM/2011 using a model of Item Response Theory (IRT). IRT is a set of mathematical models which expects that theperformance of a rated on a test can be predicted (or explained) by proficiency (skill) and the characteristics of the test items. The IRT has contributed to models that represent the relationship between the probability of an individual to respond correctly to an item and its skills inthe area that has been evaluated. A 3-parameter logistic model that describes the relationship between the ability of the examined individual and the probability of a correct answer with three parameters: difficulty, discrimination and causality, was adopted in this study. This monographypresents a study of Item Response Theory applied to microdata from 438,974 students who have made the inscription in 853 municipalities of Minas Gerais. The results showed that the estimated proficiencies for males were higher than for females. Relating to administrative schoolsystem, the best performances were observed in students of the Federal network, followed by those of private, and finally public network. It was also observed that higher proficiencies were registered in larger municipalities. The SPSS software was used for the reading and formatting of the database, while the analysis of modeling by IRT was performed by BILOG, and the data visualization through tables, graphics and maps was obtained using the computing environment R.
Subject: Matemática Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9GXP45
Issue Date: 19-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Matemática Para Professores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_fabricia.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.