Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9WMJUM
Type: Monografias de Especialização
Title: Funções do 2º grau: comparação de livros didáticos
Authors: Joao Luiz Ribas Pereira
First Advisor: Paulo Antonio Fonseca Machado
First Referee: Antonio Zumpano Pereira Santos
Second Referee: Helder Candido Rodrigues
Abstract: Este estudo abordou a Álgebra, com enfoque nas equações do segundo grau. Para tal buscou-se como objetivo geral comparar esse conteúdo em três livros didáticos de Matemática para o 9º ano do ensino fundamental II de escola pública. Dessa maneira foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica em que se fez, conforme citado, uma comparação entre três livros de Matémática do 9º ano. As investigações revelaram que os livros são selecionados pelos professores das escolas e depois o MEC os envia para cada instituição escolar. A pesquisa revelou que o conteúdo de Álgebra/Equação do 2º grau é o mesmo nos três exemplares analisados, seguem a metodologia orientada nos PCNs de elaborar questões voltadas para a realidade dos educandos, tendo um ou outro mais aprofundamento.Outra questão que demonstrou bastante evidente foi que o livro didático é mais um instrumento de ensino-aprendizagem, mas há a necessidade de se formar melhor os professores de Matemática. O trabalho demonstrou a importância da pesquisa nas universidades, despertando no professor o interesse pelo próprio objeto de trabalho.
Abstract: This study addressed Algebra, focusing on the equations of the second degree. For this purpose, the general objective was to compare this content in three textbooks of Mathematics for the 9th year of elementary school II of public school. In this way, a methodology of bibliographical research was used, in which a comparison was made between three Mathematics books of the 9th grade. The investigations revealed thatthe books are selected by the teachers of the schools and then the MEC sends them to each school institution. The research revealed that the content of Algebra / Equation of the second degree is the same in the three copies analyzed, follow the methodology oriented in the PCNs to elaborate questions geared to the reality of the students, having one or another more deepening. Another issue that has proved quite evident was that the textbook is more a teaching-learning instrument, but thereis a need to better train mathematics teachers. The work demonstrated the importance of research in universities, arousing in the teacher the interest in the work object itself.
Subject: Matemática
Álgebra
Matemática Estudo e ensino
Material didático
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9WMJUM
Issue Date: 27-Feb-2015
Appears in Collections:Especialização em Matemática Para Professores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_joaoribas.pdf554.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.