Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/EABA-A5ALHT
Tipo: Monografias de Especialização
Título: "Introdução à álgebra" nos livros didáticos voltados para a EJA
Autor(es): Jorge Andrade dos Santos
primer Tutor: Ana Rafaela Correia Ferreira
primer miembro del tribunal : Renata Alves Costa
Segundo miembro del tribunal: Warley Machado Correia
Resumen: Este trabalho traz uma análise de alguns livros didáticos de Matemática voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Analisamos especialmente a parte de introdução da álgebra" em dois livros didáticos, descrevendo sua linguagem, apresentação e conteúdo, de acordo com a especificidade do público da EJA, além de investigar a importância do estudo desse conteúdo para essa modalidade. A Matemática tem um papel muito importante na formação do cidadão, visto que está presente no dia a dia e é essencial saber lidar com ela. Como na EJA a duração do curso é menor, os conteúdos a serem trabalhados devem ser mais objetivos e não dar margem para a infantilização, fazendo com que os alunos da EJA se sintam desestimulados e ocorra a evasão escolar. Pelas pesquisas bibliográficas, observamos um certo consenso de que os tempos e os ritmos de aprendizagem do adulto são bem diferentes daqueles que se propõem para as crianças e os adolescentes e que, portanto, tanto os conteúdos a serem trabalhados, como os tempos e os métodos de ensino deveriam ter perfis próprios. Os principais resultados que alcançamos nesse trabalho, ao analisar os livros didáticos, mostram que, ainda que em número reduzido, as atividades podem contribuir para a elevação da consciência dos educandos sobre seu papel na sociedade na qual estão inseridos e que o livro didático seria uma das ferramentas para alcançar esse objetivo.
Abstract: This work presents an analysis of some textbooks of Mathematics focused on EJA Educação de Jovens e Adultos (Education for Youth and Adults). We especially analyzed the part of "introduction of algebra" in two textbooks, describing its language, form and content, according to the specificity of the public of EJA, besides to investigate the importance of studying this content for this modality. Mathematics has a very important role in the formation of the citizen, since is present in day to day and it is essential to know how to deal with it. As in EJA the course duration is less, the contents to be worked must be more objective and not give rise to infantilization, causing that students of EJA feel discouraged and occurs educational evasion. For literature searches, we saw a certain consensus that the times and adult learning rhythms are very different from those that proposes to children and adolescents and that, therefore, both the content to be worked out, such as the times and teaching methods should have their own profiles. The main results achieved in this work, analyzing the textbooks, shows that, although few in number, activities could contribute to a raising of the conscience of students about their role in society to which they belong and that the textbook would be one of the tools to catch up that target.
Asunto: Matemática
Algébra
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EABA-A5ALHT
Fecha del documento: 15-dic-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Matemática Para Professores

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_jorgeandrade.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.