Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/EABA-ADAKPS
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Processo de ensino e aprendizagem de polígonos no Ensino Fundamental, na perspectiva da Investigação Matemática
Autor(es): Marcia de Melo Nascimento
primer Tutor: Warley Machado Correia
primer miembro del tribunal : Ana Rafaela Correia Ferreira
Segundo miembro del tribunal: Roselene Alves Amancio
Resumen: O trabalho se apresenta como uma prática investigativa que permite aos alunos conceituar o que são os polígonos. A atividade foi realizada com as turmas do 7º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Contagem-MG, região metropolitana de Belo Horizonte. A atividade proposta aconteceu em duas etapas, a primeira os alunos buscaram o conceito de polígonos e na segunda fizeram um exercício onde aplicaram o conceito aprendido. Durante a aplicação da atividade os alunos mostraram uma grande curiosidade, buscar as informações foi um desafio satisfatório. Para realizar e analisar os resultados das atividades, buscamos textos referentes como o ensino da geometria é abordado, como os livros didáticos apresentam os polígonos e como é usada a prática de investigação no ensino da matemática. A prática de investigação no ensino aprendizagem dos conceitos geométricos é método que traz como consequência resultados satisfatório
Abstract: The work shows how research practice allows students to conceptualize what are the polygons. The activity was held with the divisions of the 7th Elementary School Year a public school in the municipality of Contagem, Minas Gerais, metropolitan region of Belo Horizonte. The proposed activity took place in two stages, the first students sought the concept of polygons and the second did an exercise where applied the concept learned. During the implementation of the activity the students showed a great curiosity, seek the information was a satisfying challenge. To realize and analyze the results of the activities, we seek texts referring to the teaching of geometry is approached as the textbooks have polygons and how it is used the practice of research in mathematics education. The research practice in teaching and learning of geometrical concepts is method that brings as a result satisfactory results.
Asunto: Matemática
Geometria
Polígonos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EABA-ADAKPS
Fecha del documento: 26-ago-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Matemática Para Professores

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_marciamelo.pdf1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.